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Inovações: Novas Possibilidades Para o Marketing Digital

Inovações: Novas Possibilidades Para o Marketing Digital

Inovações: Novas Possibilidades Para o Marketing Digital

Tão rápidas quanto os cliques, as inovações no ambiente digital não param de acontecer! A cada ano, marcas se reinventam nas redes sociais, acompanhando tendências, algoritmos e as mudanças de comportamento dos consumidores. A seguir confira o nosso artigo sobre Inovações: Novas Possibilidades Para o Marketing Digital:

Consumidores que, por sinal, ficam cada vez mais exigentes e imediatistas – comportamentos que constroem graças à facilidade que as inovações tecnológicas oferecem. Compras cada vez mais ágeis, informações mais acessíveis, marcas cada vez mais presentes. E suas estratégias de marketing não podem ignorar isso.

O Brasil já possui 140 milhões de usuários ativos de redes sociais, o que representa 66% da população do país. Desses, 130 partem de dispositivos mobile, número que cresceu 8,3% de janeiro de 2018 a janeiro de 2019. O acesso à Internet por celulares já ultrapassa (e muito!) O número de acessos por desktop ou notebooks, e isso só comprova a tendência do comportamento dos usuários: as redes sociais ganham imensa atenção; suas compras e buscas por informação estão ao alcance das mãos; e esses acessos acontecem enquanto eles também desempenham outra tarefa.

Conhecendo esse cenário, fique atento às novas tendências que você deve considerar em suas estratégias de marketing digital esse ano!

Human to human

 

Quando um ser humano produz conteúdo para marcas, a mensagem torna-se muito mais simpática e receptiva aos seus seguidores. Então, além de investir em conteúdos always on – aqueles conteúdos que já fazem parte da sua estratégia – , estimule a participação de seus colaboradores. Seguindo essa tendência, o Nubank por exemplo, tem criado vídeos esclarecendo as principais dúvidas de seus seguidores – com presenças reais de seus colaboradores. É uma maneira de aproximar a marca do público alvo: human to human.

Uso dos chatbots

 

Segundo a Oracle, 80% das marcas nos Estados Unidos planejam usar chatbots como canal de atendimento ao cliente nos próximos anos. E essa é uma mudança interessante para marcas e consumidores: com um atendimento padronizado, disponível 24 horas por dia, é possível interagir com clientes por chats e aplicativos de mensagens, solucionando dúvidas mais simples e direcionando de forma mais eficaz o atendimento de dúvidas e problemas mais complexos. Tudo isso sem precisar de sites, links ou e-mails.

Lançado em 2018, o WhatsApp Business alcançou 5 milhões de empresas esse ano – e chegou com sua versão para iOS. O app de mensagens mais popular do ocidente deve se tornar oficialmente um dos principais canais de atendimento ao cliente nos próximos anos, e os chatbots serão parte importante dessa nova maneira de tirar dúvidas e conseguir informações online.

Vantagens dos reposts

 

Com usuários cada vez mais conectados e interessados, é essencial seguir as tendências e deixar que eles façam parte de suas estratégias! Ajude que eles falem com você de forma mais ágil, e que colaborem na produção de conteúdo de suas redes sociais. Aquele repost que você dá em uma foto (ou em stories) em que o perfil de sua marca foi marcado é o jeito de mostrar que você está vendo o que estão falando sobre ela e que se interessa!

Além disso, quando uma marca mostra o que estão falando sobre ela, os outros usuários percebem toda a autenticidade que possui. É uma maneira de conferir ainda mais credibilidade à sua marca: estão falando sobre você, de forma espontânea, então aproveite o conteúdo!

 

Uso dos micro momentos

 

Micro-momento é um termo criado pelo Google, que acompanha essa tendência imediatista do consumidor em sua jornada de compra. Cada vez mais conectado em dispositivos móveis, os consumidores podem conferir horários de atendimento em lojas, verificar informações, preços e avaliações de outros usuários de produtos que desejarem. Nesses micro-momentos, em que o interesse pela marca ou serviço está forte, sua decisão de compra tende acontecer se ele encontrar um conteúdo que corresponda às suas expectativas.

Podem acontecer em algumas situações: o “momento eu quero saber”, o “momento eu quero ir”, o “momento eu quero fazer” e o “momento eu quero comprar”.

Isso significa que sua marca precisa responder a essas expectativas, atendendo as demandas dos consumidores, se quiser converter ainda mais vendas. De acordo com o Think With Google, “53% dos visitantes abandonam sites mobile que levam mais de três segundos para carregar”, o que indica a necessidade de ter uma experiência mobile realmente adaptada a essa nova tendência dos usuários, facilitado o acesso às principais informações na tela do celular.

Também segundo essa pesquisa, 80% dos brasileiros usam celulares para saber mais sobre algum produto ou serviço que querem comprar. Ou seja, sua empresa não pode perder esses micro-momentos de engajamento digital, em que usuários usam seus dispositivos para resolver suas necessidades imediatas.

Marketing Digital em Curitiba

 

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