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Site institucional: saiba como montar o seu

O avanço da internet foi responsável por impulsionar diversos negócios, principalmente através das redes sociais. Entretanto, para muitas marcas o site institucional é o canal que oferece maior credibilidade e autoridade.

Dessa maneira é importante, tanto para a promoção quanto para a otimização de uma marca, a criação de site que seja bem estruturado e com qualidade, utilizando todas as ferramentas disponíveis na internet.

No texto abaixo, você confere dicas especiais e valiosas para fazer o seu próprio site institucional, no sentido de investir na beleza do seu visual e na divulgação correta do seu negócio. Confira!

O que é um site institucional? 

É um espaço para a sua empresa na web, apresentado através de páginas virtuais, por onde você informará os serviços prestados e realizará a promoção da sua marca, sendo o primeiro canal de contato do usuário com a sua marca.

Desse modo, para que o objetivo seja alcançado com sucesso, é muito importante ter um site bem estruturado, mostrando não apenas quem faz parte da empresa, mas também qual a sua missão e os serviços oferecidos.

O site institucional é indicado justamente para construir a credibilidade da imagem da empresa, fazendo com que ela se destaque na internet e consiga alcançar o máximo de pessoas possíveis, tornando-se o principal canal de comunicação da marca.

Características do site institucional

Apesar de parecer algo simples à primeira vista, o projeto de estruturação de um site é algo complexo. É preciso que todas as informações significativas da sua empresa estejam nesse espaço, não deixando nada importante de fora.

Todos os assuntos devem ser estruturados de maneira a garantir uma boa experiência para o usuário, obedecendo o uso de características essenciais que serão úteis na consolidação da marca.

A seguir, você confere os principais atributos que devem ser aplicados na construção do site, para que ele atinja o seu objetivo sem grandes percalços, podendo se tornar uma boa referência no seu campo de atuação. 

Página inicial

Conhecida também como Home, a página principal funciona como a apresentação da empresa. Deve-se evitar a inserção de muitos dados, imagens e animações, priorizando apenas informações básicas como missão, valores e história da empresa.

Assim sendo, para que a intenção da página principal seja cumprida com louvor, é preciso se atentar a alguns detalhes básicos na construção das informações que o usuário deve receber, como podemos conferir abaixo:

  • História: evite um texto entediante, pensando em criar um vínculo com o usuário desde o primeiro momento. Conte a história da empresa de um modo envolvente, focando na trajetória, em cases de sucesso e em fatos considerados marcantes;
  • Missão e valores: mostre a identidade de sua empresa de imediato, deixando claro tudo o que ela oferece e o que pretende alcançar com as estratégias escolhidas.

Quem somos

É a página que vai explorar, com maior intensidade, a missão da sua empresa, servindo como um resumo institucional das ações e valores. Através do “quem somos”, você mostrará ao leitor a importância da existência de sua empresa, e os desafios e aspirações.

Os diretores e colaboradores são apresentados nesta página, como forma de complementar  a apresentação. Invista em um texto direto e que não seja extenso, mostrando com eficácia ao leitor as pessoas que estão por trás da marca. 

Produtos e/ou serviços

Espaço responsável por detalhar, expor e informar todos os produtos e serviços da empresa. As descrições, nesta página, devem ser claras e objetivas, podendo inclusive disponibilizar download de manuais com informações completas sobre os itens.

Além de servir para incentivar a experiência do usuário e a sua decisão de compra, a página pode servir para integrar o site a e-commerces próprios, e inclusive sugerir sites de distribuidores dos próprios produtos e serviços.

Página de clientes

O site institucional deve ter uma área especial para seus cases de sucesso. Isso servirá para o cliente ter mais confiança na sua marca/empresa, além de passar mais credibilidade ao negócio.

É importante mostrar ao seu cliente a reputação da sua empresa, pois é a partir daí que a imagem dela perante o usuário será responsável por estabelecer a confiança necessária em seu produto/marca.

Na hora de abordar os cases de sucesso, não seja tímido ou modesto. Mostre todos os seus projetos bem sucedidos ou campanhas importantes, mostrando que os resultados estão dando certo.

Não hesite em aproveitar o momento e mostrar, também, os prêmios que sua empresa possa ter ganhado. Todas essas informações são importantes para garantir a conquista do cliente.

Contato

É preciso ter uma página com o contato da sua empresa para mostrar ao visitante que a empresa está pronta e possui os canais certos de comunicação com o cliente.

Não esqueça de incluir na área de contato o SAC da empresa, página de FAQ, e-mail, telefones e endereço, além de criar chats ou janelas logo no início para seu cliente entrar em contato.

Blog

Além de oferecer um conteúdo de qualidade, ter um blog em seu site é uma excelente forma de mostrar ao seu cliente que você o domínio sobre aquilo que está fazendo.

É possível, através do blog, mostrar ideias e soluções de sua empresa, assim como aplicar estratégias de marketing para atrair mais clientes, além de se tornar autoridade no seu ramo de atuação.

A criação do site pode ser realizada através da plataforma WordPress, que permite um melhor gerenciamento e publicação de conteúdo. Além do planejamento, é preciso fazer também o registro de domínio.

Após esses procedimentos, deve-se contratar um serviço de hospedagem. Após todos esses procedimentos, você poderá escolher o tema do site, assim como instalar os plugins, criar menus e inserir o conteúdo desejado. 

Redes sociais

Para que a sua marca tenha um melhor alcance, é importante disponibilizar no site links para os usuários acessarem as redes sociais da empresa. Essa integração deve ser realizada com todos os canais que a organização possuir.

As redes sociais são essenciais para fortalecer a relação entre a sua empresa e os usuários, independente se eles são clientes ou não. Precisa ser um canal de comunicação direto e eficaz.

Imprensa

Se caso a empresa tiver divulgação na imprensa ou em mídias públicas, criar uma seção no site para mostrar todo o destaque que a organização obteve nos meios de comunicação é a melhor solução, pois isso serve como uma espécie de mídia espontânea, sem nenhum custo financeiro.

Motivos para criar o seu site institucional

Os avanços tecnológicos e da internet tornaram praticamente inviável que uma empresa não possua o seu próprio site. A possibilidade de se criá-lo através do WordPress, por exemplo, é algo que só poderá trazer benefícios.

A seguir, você pode conferir todos os motivos para criar um site institucional. Se ainda resta alguma dúvida do por quê criar um projeto assim, é importante pensar que será um investimento a longo prazo para a sua empresa.

  • Fortalecimento da imagem da empresa no seu setor de atuação;
  • Aumento da credibilidade do seu negócio;
  • Espaço exclusivo para informar clientes, tanto os fidelizados quanto os potenciais;
  • Possibilidade de alcançar mais clientes;
  • Coleta de dados e segmentação de clientes por localização, dados demográficos, etc;
  • Melhora a relação com os consumidores, estreitando laços através dos canais de comunicação;
  • Melhor custo-benefício oferecido pelo marketing digital nas divulgações. 

Conclusão

Dessa maneira, se alguma dúvida surgir acerca de como se criar um site institucional, a Agência Alper está aqui para solucionar toda e qualquer questão. Entre em contato conosco para obter todas as informações sobre o assunto e solicitar o orçamento de criação do site!



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