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Saiba como fazer um plano de marketing para o seu e-commerce

Saiba como fazer um plano de marketing para o seu e-commerce

Cada vez mais, as empresas têm investido em um e-commerce, que é um ambiente online que permite a venda de produtos. Mas, para ser estratégico e atrair os clientes certos, é essencial criar um plano de marketing

O planejamento é um aspecto essencial para a criação de estratégias de marketing, levando em conta que é necessário definir:

  • Quem é o público-alvo;
  • Quais canais de comunicação serão utilizados;
  • Qual será estrutura do site;
  • O tipo de conteúdo publicado;
  • A periodicidade da publicação deste conteúdo;
  • As formas de avaliação e métricas a serem estabelecidas. 

Esses detalhes são ajustados com uma equipe de comunicação e marketing que faz esse planejamento e ajustes futuros na estratégia. Neste artigo, você aprenderá como fazer um planejamento de marketing para o seu e-commerce. Confira a seguir!

O que é plano de marketing para e-commerce?

Quando falamos sobre o e-commerce, estamos nos referindo a uma atividade de venda de produtos e serviços por meio da internet. Isso pode ocorrer tanto em um site ou via rede social. 

Cada vez mais, as empresas estão no ambiente digital, exatamente porque as pessoas estão nesse meio. O ambiente online facilita o acesso à informação, assim como a realização de procedimentos mesmo que à distância. 

Por isso, se sua empresa pretende realizar um projeto on-line ou promover a venda de um produto ou serviço, que exista um planejamento de marketing. 

Esse planejamento vai buscar identificar as formas de atrair mais clientes para o seu negócio, assim como se existem lacunas ( velocidade do site, dificuldade no momento da compra, falhas de segurança, dentre outros). 

É por meio do plano de marketing, que é elaborado pela equipe de comunicação, que a empresa consegue entender quais são seus objetivos e como atingi-los. Como resultado, a empresa tem um aumento do número de clientes, assim como de visibilidade e lucro. 

Prossiga a leitura e entenda como é possível estruturar um plano de marketing digital para o seu e-commerce.

Estruturando um plano de marketing para o e-commerce

 

Já falamos sobre a importância do e-commerce, assim como de criar um plano de marketing para os conteúdos e estratégias realizadas. Nessa parte do artigo, abordaremos alguns passos para que você consiga estruturar o seu plano de marketing no e-commerce. 

Defina os objetivos da ação

 

O primeiro passo é entender quais são os objetivos da empresa com uma determinada ação. Esses objetivos devem ser pensados levando em conta atingir um rápido, médio e longo prazo. 

É importante que esses objetivos sejam mensuráveis, ou seja, que você consiga delimitar um espaço de tempo para que ele ocorra, assim como as pessoas responsáveis por cada uma das ações.

Nesse sentido, é importante definir métricas para conseguir fazer com que os objetivos fiquem palpáveis. Por exemplo, sua empresa pode desejar aumentar em 30% o número de vendas online entre os meses de outubro a dezembro. 

Conheça bem o seu público-alvo

 

Nenhuma ação dará certo se sua empresa não conhecer de forma profunda quem é seu público-alvo, quais são seus gostos, interesses, assuntos que consideram relevantes, dentre outros. 

Esse conhecimento parte também do entendimento sobre qual produto será vendido ou comercializado. Por exemplo, que tipo de produto você venderá e quais são as características desse material? Ele atende as necessidades do seu cliente? 

Nesse sentido, um elemento que pode ajudar é fazer um estudo de mercado.

Entenda sobre sua concorrência e preço

 

Além de entender sobre os clientes, é essencial saber quem são seus concorrentes, o que eles fazem e quais são as tendências de mercado que sua empresa precisa acompanhar. 

Isso é importante até no momento de definir o preço, visto que uma comparação com a concorrência faz com que os preços sejam ainda mais competitivos dentro da sua empresa. O preço também precisa ser estabelecido a partir do seu público-alvo. 

Delimite os canais de divulgação e de vendas

 

Por fim, nossa quarta dica para o seu plano de marketing é escolher os canais de comunicação, criando as ações de publicidade e divulgação. 

Essas estratégias devem levar em conta a produção de conteúdo com qualidade, assim como uma análise do custo para a aquisição de clientes, assim como para criar campanhas pagas em redes sociais ou no Google. 

É muito bom entender como cada rede funciona, assim como qual é o melhor conteúdo para cada canal. Uma recomendação é produzir conteúdos com base no marketing de conteúdo e realizar a mensuração de publicações e postagens. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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