×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Como definir a persona do seu negócio?

Em um mercado que hoje já é predominantemente digital, investir em ações estratégicas e assertivas de marketing digital para alcançar sua persona virou questão de sobrevivência. 

Mesmo na área da saúde, consultórios analógicos estão fadados a serem ultrapassados rapidamente pela concorrência. 

Hoje quem busca por um procedimento estético delicado, como a rinoplastia, dificilmente escolherá um especialista sem antes averiguar sua reputação online.

Por outro lado, um profissional especializado em rinoplastia precisa não só trabalhar digitalmente para que suas estratégias de marketing digital conquistem novos clientes. 

Cabe ao médico também agir de maneira inteligente para conseguir prospectar a persona adequado com o serviço que ele oferece.

Qual a persona de um consultório de rinoplastia?

Vamos pegar a medicina estética, que está em alta, como exemplo. Um consultório especializado neste procedimento, precisa ter em mente todas as questões demográficas dos pacientes que deseja conquistar.

Em primeiro lugar, através da precificação dos serviços e da região geográfica onde está localizada a clínica, é possível traçar um perfil de paciente ideal. 

Não é incomum que iniciantes no marketing digital confundam o público-alvo com o conceito de “persona”.

Público-alvo x persona

O público-alvo é um conceito mais amplo e conhecido. Em resumo, refere-se a um grupo relativamente grande de pessoas que podem se interessar por um determinado produto ou serviço. 

No entanto, nem todos que estejam definidos como público-alvo em uma clínica de rinoplastia se tornarão clientes do consultório.

Vamos supor que um consultório defina que seu público-alvo sejam homens e mulheres de 20 a 50 anos, com renda variável em torno de cinco a dez salários-mínimos e que residam na cidade de São Paulo, interessados em mudanças estéticas cirúrgicas na região nasal. 

Nem todos que se enquadrem nesse perfil irão, necessariamente, realizar uma rinoplastia na clínica em questão.

Já a persona é um conceito estratégico de marketing digital. Dentro do público-alvo, existem diferentes e incontáveis perfis de clientes, e é a partir daí que é possível segmentar os potenciais clientes. 

Em síntese, a persona é a figura do cliente ideal: um personagem ficcional criado para que o consultório da cirurgia plástica em questão entenda com maior profundidade as características e necessidades de quem será, de fato, seu cliente.

É evidente que para se esquematizar uma definição de persona é preciso uma pesquisa mais detalhada. A qual, para sua definição devem ser levantados os seguintes dados:

  • Informações demográficas;
  • Dados socioeconômicos;
  • Questão subjetivas, como suas maiores dificuldades;
  • Seus sonhos e desejos;
  • Seus relacionamentos familiares;
  • Suas relações amorosas, com amigos ou colegas de trabalho.

Antes de mais nada, é preciso de muita pesquisa e de uma aglutinação de informações realmente relevantes para se definir esse público-alvo certeiro. 

As dicas são observar as redes sociais ou consultar pesquisas do IBGE realizadas pela prefeitura da sua cidade para levantar os dados.

Também pode ser preciso realizar entrevistas para entender o que seus potenciais clientes ambicionam.

 Para entrar em contato com as pessoas, não desista de arquitetar uma estratégia de comunicação bem definida: uso de redes sociais, newsletter, pesquisa de bairro, panfletagem etc. 

A regra é: seja para uma clínica de rinoplastia ou qualquer outro negócio, o segredo do sucesso está diretamente relacionado a uma definição assertiva do público-alvo que se deseja atingir.

Como fazer para alcançar minha persona?

A Alper é uma agência de marketing digital que trabalha com excelência e ranqueia seus clientes para o topo do Google, além de usar estratégias para chegar na persona da sua empresa.

Entre em contato agora mesmo e seja o primeiro de seu nicho a ser encontrado por seus clientes.



Deixe uma resposta