×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Dicas de segurança para a hora de comprar itens na internet para serem entregues em sua casa

Conheça algumas dicas que são muito importantes no momento de realizar uma compra pela internet!

Hoje em dia, muitas pessoas preferem comprar produtos pela internet ao invés de ir até uma loja física pessoalmente. Isso se dá por diversos fatores curiosos e que precisam ser analisados, são eles: falta de tempo e maior praticidade para o dia a dia. Afinal, não tem nada melhor do que adquirir determinado produto ou serviço sem precisar sair de casa.

Foi neste cenário tão competitivo e cheio de novidades que as marcas enxergaram uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento. Mas, para que o procedimento seja tranquilo e não gere dores de cabeça desnecessárias, é preciso conhecer algumas dicas de segurança que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor indica. Continue lendo o artigo e confira todas as essas dicas que separamos exclusivamente para você que deseja realizar uma compra pela internet e sente certa insegurança. Confira todos os detalhes!

O que é comércio online?

Como foi visto anteriormente, os consumidores não estão mais dispostos a enfrentar filas enormes para adquirir um produto específico. Sendo assim, as compras pela internet viraram rotina, onde bastam alguns cliques no seu computador para ter aquilo que tanto deseja em suas mãos em poucas horas.

Não é atoa que o comércio eletrônico cresce todos os anos, os números que são divulgados pelo E-commerce News compravam essa grande demanda. Mais da metade da população possui acesso à internet e passa horas nas redes sociais e em sites de compra. Em 2015, o faturamento do setor ficou em torno de R$41,3 bilhões, isso representa um crescimento de 15,3% em relação ao ano anterior. Em 2016, os resultados foram ainda maiores e superaram todas as expectativas.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, os setores que prometem crescer ainda mais com o passar dos anos são os de e-books, músicas, filmes e imóveis. Pois é, comprar apartamentos por meio desta ferramenta está se tornando cada vez mais comum, uma vez que o interessado tem acesso às mesmas informações daquelas que são fornecidas nas imobiliárias e o conforto tende a ser maior.

Dicas de segurança ao realizar compras online

Está em busca de casas a venda na sua região? Calma, antes de realizar uma pesquisa pela internet, esteja muito atento às dicas que o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor recomenda ter na hora de realizar uma compra.

Para não cair em armadilhas, é indicado que seja verificado cuidadosamente o site em que irá ser realizada a compra. Avalie as informações que são colocadas no site, veja se possui uma loja física e se os telefones realmente existem e estão ativos para receber dúvidas e questionamentos dos consumidores. Além disso, é preciso que a empresa esteja corretamente inserida no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, o famoso CNPJ. Caso não encontre essa informação, entre rapidamente em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor, SAC.

Ao optar por realizar a compra com cartão de crédito, os cuidados devem ser ainda maiores. Os dados do cartão devem estar blindados no site, isso quer dizer, devem conter um cadeado do lado da caixa de escrever ou em cima do seu navegador no canto esquerdo. Se todos esses requisitos não forem devidamente atendidos, é melhor deixar esse site de lado e procurar outro que atenda a todos os itens.

Ainda, é recomendo que não seja realizada uma compra em computadores de terceiros, como amigos e conhecidos, uma vez que os dados podem acabar ficando guardados e você pode ser uma vítima de golpe. Ao finalizar a compra, a loja deve enviar para o seu email o comprovante onde é especificada a forma de pagamento, o código da compra e a data prevista para a entrega. Este item é válido para qualquer setor, seja no momento de adquirir uma blusa, um carro ou, até mesmo, procurar casas e apartamentos em rede de imóveis.

Com as compras coletivas também é necessário ter cuidados, verifique corretamente a forma de pagamento para não acabar caindo em uma fraude inesperada. Consulte previamente se o desconto oferecido para aqueles número de pessoas é de fato existente e, se for necessário, ligue para a loja responsável e se informe.

Formas de pagamento, qual é a melhor?

Nas compras online podemos encontrar várias formas de pagamento diferentes, isso é ainda mais chamativo quando o assunto é praticidade e conforto. Mas, é um item que preocupa muitos especialistas da área, já que é mais fácil os consumidores caírem em fraudes e armadilhas, as principais formas de pagamento são:

  • Boleto;
  • Crédito;
  • Cartão da loja.

Ao utilizar o cartão de crédito, como já mencionado anteriormente, é necessário estar atento a todos os requisitos de segurança que o site deve disponibilizar. Caso contrário, isto pode ser um sinal de alerta para entrar em outra loja e abandonar a atual. O pagamento com boleto bancário é mais tranquilo, visto que não é preciso fornecer os dados do cartão de crédito. Já o uso do cartão da loja tende a ser mais vantajoso e seguro para realizar este tipo de compra, afinal, é mais fácil confiar em um site que possui seu próprio cartão e já tem certa experiência no ramo online.

Caso tenha alguma dúvida, é indicado que seja procurado rapidamente um profissional experiente na área para que possa te informar todos os seus direitos. Se o produto não chegar até sua casa em boas condições, ligue imediatamente para a loja e pergunte como é feita a política de troca em casos de defeitos de fábrica, pois certamente eles irão te passar todas as informações necessárias para que tudo seja feito tranquilamente.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e conheça todos os cuidados que são precisos ter na hora de comprar um produto ou serviço pela internet. Compartilhe em suas redes sociais, pois provavelmente irá ajudar muitas pessoas que ainda não sentem tanta confiança em utilizar esta ferramenta.



Deixe uma resposta