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    Saiba como criar um site de vendas

    Saiba como criar um site de vendas

    Criar um site de vendas é um processo mais simples do que se parece. Se você já pensou em montar a sua loja virtual, provavelmente deve ter medo das possíveis dificuldades que atrapalham o procedimento, não é mesmo?

    A praticidade dessas compras, principalmente por conta do acesso à internet, são responsáveis por movimentar bilhões de reais por ano. Se você ainda não possui uma loja virtual, saiba que está perdendo uma parte desse rendimento.

    No post abaixo, mostramos diversas dicas de como montar um site de vendas, para que você entenda quais são as principais opções, além de conhecer os 5 principais passos a serem tomados para a criação de um site completo. Confira!

    Tipos de sites de vendas

    Existem três formas principais de se realizar vendas pela internet. São elas:

    Solicitação de orçamentos

    Nessa página, não é ofertada a venda direta de nenhum produto ou serviço, mas o seu principal foco está voltado à aquisição. Como assim? Vamos explicar o passo a passo.

    Ao contrário de outros métodos, os produtos podem ser adquiridos tanto de maneira presencial como através de consulta prévia. Também existe a possibilidade de incluir preços nos produtos, deixando o site parecido com uma loja virtual tradicional.

    A grande diferença é que o carrinho de compras estará ausente, fazendo com que os visitantes possam ver os produtos e os seus valores, mas sem conseguir adquirir os itens do site.

    Assim sendo, esses sites são aqueles que utilizam dados complexos para montar o orçamento, muito por conta de produtos com preços flutuantes, ou através das escolhas realizadas pelo próprio vendedor.

    Também existem as vitrines, que normalmente são utilizadas quando as empresas não possuem informações suficientes para nutrir a loja virtual. Isso é um ponto negativo, pois dificulta a chance do cliente se interessar pelo negócio.

    E-commerce

    O e-commerce corresponde às lojas virtuais tradicionais, com vitrines de produtos e também capacitadas com ferramentas completas de vendas, nas quais o usuário pode ver todos os produtos oferecidos, fazer o seu cadastro e efetuar o pagamento.

    Sua principal vantagem é a pouca intervenção durante a aquisição. Assim sendo, tanto o processo de escolha quanto o de pagamento pode ser feito diretamente no site, sem nenhuma intervenção.

    Com isso, os clientes não precisam perder tempo esperando o contato da empresa e podem comprar em qualquer hora do dia. A realização de cobranças e o processamento de pagamentos também é facilitado, otimizando o tempo.

    Marketplaces

    O marketplace chegou ao Brasil em 2012, e logo transformou-se em uma das grandes redes de e-commerce do país.Ele é responsável por incluir em seu catálogo os produtos das lojas de outras empresas ou pessoas. 

    Entre as diversas possibilidades de negócio que o marketplace abraça, estão as vendas de aplicativos, de cursos on-line, entre outros, possibilitando o uso de muita criatividade para impulsionar o negócio.

    Dessa maneira, o marketplace recebe os valores do cliente e retém parte do investimento, repassando o restante para as lojas e profissionais cadastrados, sendo uma ótima opção para quem precisa divulgar seus serviços e produtos.

    Colocando o seu projeto em prática

    Confira abaixo 5 passos essenciais para você fazer o seu próprio site de vendas:

    Seleção da plataforma

    A plataforma da loja é o primeiro passo a ser tomado. Essa escolha dependerá do tamanho, das pretensões e da complexidade desejada  para a loja. Se for apenas uma vitrine, a maioria das plataformas podem ser úteis.

    Se você deseja algo mais bem elaborado, existem dois sistemas que são ideais para auxiliar o processo de criação da sua loja virtual. São eles: o WordPress e o Magento, como podemos conferir a seguir.

    WordPress

    Plataforma excelente tanto para fazer vitrines, quanto para e-commerces completos e inclusive os marketplaces. Entre os plugins mais utilizados para vender no WordPress, está o WooCommerce.

    Ele possibilita a escolha de qualquer uma das 3 opções de loja. Dessa maneira, também é possível oferecer cursos por assinatura, com a possibilidade de pagamentos recorrentes. Já os marketplaces utilizam o plugin WC MarketPlace.

    Magento

    O Magento é indicado para grandes lojas e para quem precisa de soluções mais desenvolvidas. Por ser destinado exclusivamente para e-commerces, possui maior número de opções.

    Dessa maneira, ele disponibiliza um visual mais próximo de loja virtual do que os temas ofertados pelo WordPress. Entretanto, é uma ferramenta mais complicada e que requer mais informações. 

    Por conta disso, os profissionais normalmente cobram mais caro para eventuais manutenções. Porém, ela oferece muitos plugins para que sua loja se torne mais efetiva e com melhor alcance.

    Escolha do servidor

    Após a definição da plataforma a ser utilizada, é preciso escolher o servidor certo para colocar os seus arquivos. Assim como no passo anterior, a sua escolha vai depender do tamanho da loja e das suas expectativas iniciais.

    Se o investimento na loja for grande, o ideal é que se contratem servidores que se adaptem facilmente ao número de visitantes. Se o tamanho da loja for menor, as opções de menor valor são as mais indicadas, sempre prezando a tecnologia e segurança.

    Cadastro de produtos

    Apesar de ser trabalhoso configurar todos os atributos, fotos e descrições, o processo de cadastro dos produtos tende a se tornar algo bem simples, desde que as escolhas obedeçam a padrões rígidos de qualidade.

    Assim sendo, a seleção de imagens deve demonstrar o produto em todos os ângulos. Caso não seja possível enviar boas fotos, não hesite em esperar um tempo maior para cadastrar os itens.

    Não esqueça de incluir todas as informações possíveis, pois é a partir delas que os clientes decidirão se o produto corresponde às suas necessidades. Inclua todos os preços, sendo bastante transparente e oferecendo diversas opções de pagamento. 

    Seleção da forma de pagamento

    A seleção dos meios de pagamento aceitos é outra fase importante do processo. Há lojas que trabalham com diversas opções, enquanto outras aceitam apenas o depósito bancário.

    Dessa maneira, a prática que limita os usuários pode levar a uma desistência cada vez maior por parte dos clientes, por não sentirem segurança em uma única forma de pagamento, pois ela não oferece a garantia de recebimento.

    Assim sendo, é preciso escolher muito bem as plataformas que serão utilizadas para receber e processar os pagamentos. São muitas possibilidades, e é necessário entrar em contato com seu banco para escolher as plataformas mais confiáveis.

    Existem opções em que não ocorre o pagamento de mensalidade, mas apenas a cobrança de taxas por cada venda realizada. Entre aquelas que são mais conhecidas, estão o PagSeguro, Mercado Pago e Paypal.

    Definição da estratégia de marketing

    A escolha certa da estratégia de marketing a ser realizada é fundamental para o sucesso do seu site de vendas. Existem duas opções consideradas certeiras para que o processo obtenha êxito. São elas: o marketing tradicional e o inbound marketing.

    Porém é necessário, antes de mais nada, definir quais são seus objetivos. As campanhas iniciais devem ser planejadas de modo a obedecer a dois caminhos: criar relacionamento e autoridade com os futuros clientes, ou focar nas vendas.

    Assim como em todas as escolhas anteriores, essa etapa deverá levar em conta o seu perfil empresarial. Existem tanto as estratégias tradicionais quanto o marketing de atração, que independentemente do tempo, mostram resultados duradouros.

    Desse modo, não é necessário que você escolha apenas uma estratégia. É preciso que o planejamento seja realizado a pequeno, médio e longo prazo, priorizando as ações esperadas e o percentual que deve ser destinado para cada campanha.

    Para que as melhores decisões sejam tomadas, é necessário que você se certifique e entenda as estratégias escolhidas, assim como a importância de cada uma delas para a obtenção dos resultados esperados.

    Conclusão

    O primeiro passo para montar o seu próprio site de vendas é entender como você pode criá-lo da melhor forma, no sentido de obter lucro através da internet. É importante que você esteja presente nesse mercado que cresce mesmo nos períodos de crise intensa.

    Portanto, não deixe de contar com a ajuda de uma equipe especializada e com bastante conhecimento no assunto. A Agência Alper oferece as melhores ferramentas para o seu sucesso profissional através de criação de site e de estratégias de Marketing Digital.

    Entre em contato conosco e dê a partida na criação do seu próprio site de vendas. Porque, além de saber como funcionam as estratégias, o importante é tirar a ideia do papel, não é mesmo? 

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