×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

7 estratégias de SEO para o seu e-commerce

O universo digital trouxe e ainda traz muitas inovações e estratégias para tornar o dia a dia dos profissionais e empreendedores cada vez mais prático, e as estratégias de SEO surgem justamente para trazer resultados ainda melhores para seu e-commerce, site e rede social. 

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre este termo e até mesmo nem sabe o que é um e-commerce, mas não se preocupe, hoje nós iremos esclarecer isso para você e te mostrar como as estratégias de SEO podem mudar completamente os resultados do seu negócio.

Definindo o que seria um e-commerce?

Caso você não saiba, um e-commerce nada mais é do que um negócio 100% digital, ou seja, uma marca de produtos ou serviços que nasceu na internet e permanece nela até hoje. 

Vamos imaginar que uma de empresas de vending machines não possui dinheiro suficiente para alugar um espaço de coworking, o e-commerce é uma boa opção para eles neste caso. 

Um e-commerce não precisa necessariamente de um lugar físico para realizar suas vendas, basta apenas uma plataforma na internet e estratégias certeiras para atrair o público-alvo do negócio. 

Hoje, existem milhares de e-commerces espalhados pelo Brasil e pelo mundo e que abordam diversos nichos e produtos, desde beleza até cursos profissionalizantes, os e-commerces se tornaram verdadeiros fenômenos no universo digital. 

E o que significa SEO? 

Agora que você já sabe o que é um e-commerce, vamos ao segundo protagonista deste artigo, o SEO. 

Ele ainda é pouco conhecido pelas pessoas que não possuem tanto contato com o universo do co-marketing, mas é uma ferramenta poderosa. 

SEO é a sigla para o termo em inglês Search Engine Optimization, que em português pode ser entendido por Otimização dos Mecanismos de Busca. 

Isso significa que o SEO nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento da sua marca dentro da maior plataforma de buscas no mundo, o Google. 

Assim como a internet reúne diversas informações e resultados como um relé de estado sólido comprar à vista, ela também se tornou eficaz e rápida na hora de ajudar negócios a crescerem e construírem sua autoridade online. 

Quando você pesquisa algo no Google, provavelmente, clica no primeiro ou em um dos primeiros links que aparecem como resultados.

Isso porque na maioria das vezes as pessoas não possuem tempo ou paciência para verificar todos os resultados que aparecem. 

E as estratégias de SEO fazem justamente isso, elas ajudam o seu blog ou o site da sua loja a chegar no primeiro, e consequentemente, atrair ainda mais clientes que já verão a sua marca antes de qualquer outra.

Independente de qual seja o seu negócio, as estratégias de SEO são essenciais para trazer mais resultados para a sua empresa, e é sobre elas que vamos falar agora. 

Estratégias de SEO

Assim como diversas outras estratégias de marketing digital, o SEO também possui as suas que garantem o sucesso do seu negócio, seja ele qual for. 

Portanto, confira agora as estratégias mais usadas e eficazes que selecionamos para você.

1- Palavras-chave

As palavras-chave nada mais são do que palavras ou termos muito procurados pelos usuários dentro de um determinado período de tempo, e elas podem ser usadas dentro do blog ou site da sua marca para atrair esses usuários. 

Vamos imaginar que uma das palavras-chave mais procuradas dentro do último mês foi temporizador analógico industrial preço, você pode usar todo esse termo ou apenas uma dessas palavras dentro dos seus conteúdos para atrair esses usuários. 

Mas, claro que, as palavras-chaves devem ser selecionadas de acordo com o seu nicho, é por isso que existem plataformas para esta ação como o Google Keywords, que permite que você pesquise as palavras-chaves e veja quais as que casam com o seu negócio.

2- URLs curtas

As URLs são os links dos sites ou dos conteúdos acessados pelos clientes, assim como neste site que você está lendo este artigo, se você olhar para o topo da tela do seu dispositivo irá encontrar um espaço com o link do texto, ou seja, a URL. 

Normalmente, a maioria das plataformas acabam criando URLs gigantes e repletas de informações desnecessárias, que na maioria das vezes acabam atrapalhando o foco do leitor e criando uma imagem desorganizada do site. 

Por isso, sempre que for publicar um conteúdo ou algo do tipo, edite a URL e deixe-a curta e objetiva para criar justamente essa ideia de objetividade com os leitores e clientes da sua marca. 

Se o seu conteúdo é sobre vitrine expositora pequena, tente deixar apenas isso ou o título do seu artigo na URL, otimizando o espaço dentro do link e gerando mais praticidade aos leitores e também a você. 

3- Meta Description 

A meta description são pequenos textos que acompanham os títulos dos conteúdos e aparecem junto a eles nos resultados do Google, isso significa que eles são extremamente importantes para atrair novos clientes. 

Como a meta description aparece já na página de resultados do Google, crie descrições e pequenos textos que mostrem a qualidade daquele conteúdo, o que o leitor irá aprender ali e o seu diferencial para que o usuário clique justamente no seu link. 

Se o seu conteúdo é sobre equipamentos cozinha industrial preço, escreva na meta descrição o que o leitor irá encontrar ali e use palavras gatilhos para atrair ele para o seu site, isso também ajuda bastante.

4- Linkagem interna 

A linkagem interna trata-se de uma estratégia na qual os profissionais do blog da empresa incluem links da própria marca dentro dos conteúdos autorais para manter o leitor no site e fazê-lo conhecer ainda mais o trabalho da empresa. 

Por exemplo, se a marca e o blog falam sobre balcão expositor e eles produzem um artigo voltado para esse tema, eles podem incluir dentro deste novo artigo um link que leve o leitor para o artigo sobre balcão expositor refrigerado em SP

Dessa forma, você mantém esse leitor o maior tempo possível dentro do site e aumenta as chances dele conhecer a marca e criar confiança nela.

Além dessa estratégia também ser muito bem avaliada pelo google e melhorar o posicionamento do site.

5- Guest Post

Guest Post pode ser traduzido para Artigo de Convidado, ou seja, um parceiro que possua um blog do mesmo nicho que o seu pode produzir um conteúdo 100% exclusivo para o seu blog e vice-versa. 

O grande benefício disso é que quando você produz um artigo para o blog de um parceiro, você pode inserir links do seu blog que levaram o público do seu companheiro a conhecerem o seu trabalho, assim como ele também pode fazer a mesma coisa.

Se você possui uma empresa de segurança eletrônica Curitiba, pode procurar blogs que falem sobre o mesmo assunto e oferecer a parceria de forma gratuita, já que ambos sairão ganhando mais visibilidade com isso. 

Mas, antes de fechar uma parceria, é necessário alinhar com o parceiros informações e dados, como:

  • Tema do conteúdo;
  • Data de publicação;
  • Quantidade de links;
  • Número de acessos no blog;
  • Conteúdo totalmente original (sem plágio) e exclusivo. 

Com isso, você consegue atrair novos clientes para o seu negócio de maneira prática e simples, além de continuar sendo reconhecido pelo Google, que também adora esse tipo de estratégia.

6- Imagens 

As imagens se tornaram extremamente essenciais e importantes para os conteúdos, pois cada vez mais as pessoas estão atentas a questões visuais e a coerência que elas possuem com o conteúdo do tema. 

Se você produziu um artigo sobre interfone para condomínios, se preocupe em procurar imagens que vão de acordo com o tema e chamem a atenção dos leitores. 

Existem algumas plataformas que fornecem um banco de imagens gratuitos para o seu blog, algumas delas são:

  • Freepik;
  • Unsplash;
  • Pexels;
  • Pixabay;
  • Photopin.

7- Títulos

Assim como os conteúdos dos blogs são importantes, saber criar títulos chamativos e personalizados para a sua marca faz toda a diferença na hora de atrair clientes e gerar um melhor posicionamento para o seu negócio. 

Uma boa dica para isso é usar a palavra-chave do seu conteúdo no título, desta forma todo o conteúdo torna-se coerente do início ao fim e faz os resultados e o posicionamento da sua marca ser ainda melhor.

Essas são apenas algumas das estratégias de SEO e também as mais usadas dentro dos blogs e sites de vendas, são elas que você terá que usar na maior parte das vezes para garantir o sucesso do seu conteúdo e do seu negócio.

Considerações finais

Assim como diversas estratégias do marketing digital, o SEO veio para revolucionar os sites, e-commerce e blogs de marcas, criando mais autoridade e visibilidade para o negócio e melhorando os resultados da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Deixe uma resposta