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    Como aplicar o marketing digital para o B2B

    Como aplicar o marketing digital para o B2B

    O marketing digital é indispensável em qualquer tipo de empresa. Mas para fazer um bom trabalho é preciso conhecer bem os seus clientes, ou nesse caso, as suas personas. Nesse cenário, é fundamental entender como aplicar o marketing digital para B2B.

    Todas as nossas estratégias devem ser voltadas pensando no nosso cliente, o que influencia diretamente na forma que fazemos o nosso trabalho de marketing. Mas você sabe o que é B2B? 

    No texto abaixo nós vamos te mostrar as características desse modelo e qual é a importância de adequar nossas ações na hora de colocar em prática a sua estratégia em marketing digital.

    O que é um modelo B2B?

    B2B é uma sigla que representa Business to Business, ou seja, são os negócios de empresas para empresas. Quando o trabalho de venda é realizado da sua empresa com outra empresa, aí temos a aplicação dessa definição.

    Indústrias que negociam com distribuidoras, com atacadistas ou até mesmo com outras indústrias são exemplos desse modelo B2B. Isso inclui, por exemplo, fabricantes que fornecem etiqueta de policarbonato para grandes operadores logísticos ou empresas de automação industrial, itens essenciais para rastreabilidade e controle.

    Criando uma estratégia de comunicação para B2B

    O método para conseguir novos clientes B2B através do marketing digital possui uma forma bem mais específica. É que nesse modelo, os decisores são executivos responsáveis por uma parte estratégica dos negócios.

    Tendo isso em mente, a sua comunicação para fechar uma venda no cenário B2B deve ser baseada em números e resultados. É preciso trabalhar com dados que comprovem a eficácia da sua solução.

    Conheça os pontos principais que precisam ser incluídos na sua estratégia de comunicação para B2B:

    • Aumento do lucro: mostre como a sua solução vai atuar para o aumento da lucratividade do seu cliente;
    • Redução dos custos: apresente informações que comprovem que sua persona terá considerável redução de custos ao optar por trabalhar com você;
    • Evolução do negócio: o aumento da lucratividade e a redução de custos precisam ser trabalhadas em relação ao tempo. Por isso é fundamental apresentar projeções de como seu cliente pode evoluir em determinado período ao firmarem a parceria;
    • Cases de sucesso: um dos fatores que podem influenciar de forma positiva na tomada de decisão para fechar um negócio B2B é trabalhar bem os seus cases de sucesso, deixando explícito que já conseguiu trazer resultados para outras empresas.

    Esse tipo de comunicação pode ser especialmente eficaz para empresas do setor agrícola que buscam soluções em caixa plástica para frutas, onde a durabilidade, a padronização e a eficiência logística impactam diretamente na produtividade e na qualidade da operação.

    Encontrar o alvo certo e usar ações bem planejadas será o grande diferencial para conseguir ter sucesso com o marketing digital B2B. Ou seja, suas ações precisam ser ainda mais focadas em conseguir resultados, selecionando o público certo que verá a sua mensagem.

    O meio digital se mostra ainda mais importante nesse tipo de ação porque utilizar campanhas tradicionais, como as de rádio e de TV, não alcançariam aquelas pessoas específicas que podem se tornar clientes. É preciso investir nos locais onde sua persona está para aí sim conseguir chamar a atenção para o que você oferece.

    Entre os formatos de conteúdo que mais funcionam nesse modelo estão os que abordam as dores e desafios reais enfrentados pelas empresas. Um exemplo seria mostrar os prejuízos associados à má conservação de produtos perecíveis e como o uso de uma embalagem flow pack pode ampliar o tempo de prateleira, melhorar a apresentação do item e reduzir perdas logísticas.

    Pensando nas estratégias de marketing digital B2B para atingir os clientes certos, o ideal é criar conteúdos abordando os custos gerados pela falta de uma boa gestão de risco dentro das etapas logísticas da empresa e como a solução desenvolvida resolve esse problema.

    Como as soluções possuem, normalmente, um ciclo de venda mais complexo, já que muitas vezes nem existem opções no mercado para fazer comparação de valores e de trabalhos feitos, cabe a essas empresas criarem formas de expor os reais benefícios, focando sempre nos dados e nos números apresentados. Isso se aplica também ao setor de bens de consumo, onde a escolha de uma embalagem laminada adequada pode impactar desde o transporte até a percepção de valor do produto no ponto de venda.

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