Saiba tudo sobre Marketing Digital e suas estratégias
No começo da internet, os sistemas eram ultrapassados e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing Digital e suas estratégias.
A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica.
Assim sendo, nós acompanhamos todo esse movimento e, assim como o Marketing Digital, estamos em constante evolução, nos adaptando cada vez mais às necessidades das marcas e dos perfis dos públicos.
Embora ele esteja sempre sendo reinventado, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso.
Sei que pode parecer mais do mesmo, mas é fundamental falar a coisa certa no momento certo e para o público certo. Por isso elaboramos o post abaixo, para explicar tudo sobre as características do Marketing Digital
Marketing Digital: o que é?
Marketing realizado em ambiente digital, o Marketing Digital usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites para utilizar suas estratégias O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos.
Desse modo, além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.
Funcionamento do Marketing Digital
A internet é muito mais dinâmica: basta tomar como exemplo as redes sociais. A empresa cria uma ação específica — ou se posiciona de determinada forma diante de algum acontecimento — e tem o feedback dos consumidores em tempo real.
Dessa maneira, isso pode ser usado como termômetro para medir como será a aceitação de determinado conteúdo. E, falando em medir, fazer a mensuração dos resultados das estratégias adotadas em âmbito digital também é muito mais fácil e preciso.
É possível, inclusive, ajustar determinadas ações durante sua execução. É simples: se você percebeu que os resultados não estão atendendo sua expectativa, basta adotar novos rumos.
Um bom exemplo das facilidades que o Marketing Digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Assim como os ajustes mencionados acima, você pode calcular o retorno de cada ação durante sua execução.
Qual a utilidade do Marketing Digital?
O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio e a se destacarem melhor e mais facilmente no seu segmento.
Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site.
Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital, aplicando ideias cada vez mais inovadoras.
Assim sendo, ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque ele abre várias portas e permite que as empresas consigam atingir diversos pontos essenciais para o seu negócio, como:
- entender melhor seu público;
- conquistar mais clientes;
- receber feedbacks;
- melhorar o relacionamento com os clientes;
- fidelizar os consumidores;
- educar o mercado;
- aumentar o conhecimento de marca da empresa;
- gerar leads;
- gerar oportunidades de venda;
- reforçar os diferenciais competitivos;
- aumentar a rentabilidade da empresa.
Como criar boas estratégias de Marketing Digital
Apesar de cada vez mais pessoas estarem buscando as soluções do Marketing Digital e suas estratégias, é necessário trabalhar com atenção a alguns detalhes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.
Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, decidimos listar alguns dos cuidados necessários para a estruturação de uma campanha digital de sucesso.
Estudo de personas
O primeiro passo é fazer um estudo de personas. Não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são os possíveis clientes da empresa.
Para fazer um levantamento de personas, é preciso que você analise quais são os perfis de cliente ideal para o seu negócio. Pode ser que exista mais de um grupo de pessoas, e está tudo bem!
Nesse momento, é importante que você levante informações como:
- quem são essas pessoas;
- como são suas rotinas;
- quais são seus objetivos;
- quais são suas necessidades;
- quais problemas elas enfrentam;
- quais são suas objeções de compra mais comuns;
- como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
- quais produtos ou serviços são indicados;
- qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;
- em quais canais de comunicação elas buscam por informação;
- que tipo de conteúdo elas costumam consumir;
- qual é a jornada de compra dessas pessoas;
- o que elas valorizam em uma empresa desse segmento etc.
Análise da concorrência
A análise da concorrência também é um detalhe muito importante antes de começar a estruturar a sua estratégia de Marketing Digital. Felizmente, podemos aprender muito com os erros e acertos de outras empresas do segmento.
Atualmente, é importante fazer um levantamento de quais empresas estão se destacando no seu mercado, quem são seus maiores concorrentes e, a partir daí, criar uma lista de quais são aquelas empresas que valem a pena serem acompanhadas.
Avalie o que esses negócios estão fazendo:
- que tipo de conteúdo estão produzindo;
- que tipo de linguagem estão usando;
- como o público está se comportando;
- quais são os erros que estão sendo cometidos;
- quais ações parecem dar certo.
Entendendo essas questões a respeito da concorrência, é possível ter um olhar mais crítico a respeito do que você fará de agora em diante, aproveitando para aprender com outras pessoas e não cometer os mesmos erros no seu dia a dia.
Estudo de palavras-chave
Se você quer ser encontrado na internet, é preciso fazer um bom estudo de palavras-chave. Nesse momento, é importante que você conheça a sua persona e saiba exatamente que tipo de conteúdo e assuntos precisam ser trabalhados nos materiais.
Desse modo, tendo em mente quem são as suas personas e quais são os temas necessários de serem trabalhados, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais interessantes para a sua produção de conteúdo.
É interessante que esses termos tenham não só um bom volume de busca, como também a intenção de busca adequada. Para isso, usar ferramentas como o SEMRush e o Google KeyWord Planner pode ser uma excelente alternativa.
Faça uma lista de termos que irão te ajudar a responder às dúvidas dos seus consumidores e crie conteúdos otimizados para cada um deles, criando materiais capazes de chamar a atenção.
Análise de canais
A análise de canais é importante para você entender onde você está hoje e quais são os gargalos das suas estratégias. Se você já tem um site, observe se ele tem todas as informações mais importantes a respeito do seu negócio.
Sem dúvida, devem existir descrições sobre os produtos e serviços que são comercializados, informações sobre a empresa, informações de contato e outros detalhes que chamem a atenção do cliente.
Um site completo, funcional e otimizado para uma boa experiência para os seus consumidores é a melhor maneira de trabalhar esses canais, já que ele vai servir como o principal cartão de visitas da empresa.
Da mesma forma, se você está trabalhando o seu Marketing Digital para vender decoração, por exemplo, precisa avaliar se o seu site e as informações ali presentes estão oferecendo para o seu cliente todo o conteúdo que ele precisa para conhecer a sua empresa.
Em síntese: ele mostra todos os produtos? Existem características e especificações sobre cada um deles? Também é interessante analisar se o blog da sua empresa está adequado: os conteúdos são otimizados? Eles precisam de mais atenção? Como estão os resultados?
Ainda dentro de canais, também existe a necessidade de avaliar as redes sociais do seu negócio e identificar se você realmente está fazendo uma comunicação adequada e que converse com a sua clientela.
Nesse sentido, é importante avaliar se você está trabalhando nas redes sociais corretas, se os conteúdos e formatos que estão sendo trabalhados estão gerando engajamento, se as interações são boas ou se é necessário melhorar o que está sendo dito ali.
Lembre-se que os canais de comunicação são ferramentas poderosíssimas para melhorar a sua relação com o público, divulgar sua empresa, os produtos e serviços que você tem a oferecer.
Por isso, é fundamental fazer uma análise imparcial sobre o que está sendo feito hoje, quais são os gargalos e o que precisa ser melhorado. Além de buscar soluções para continuar modernizando a sua empresa.
Definição das metas e objetivos
Um detalhe fundamental antes de começar a estruturar a sua estratégia de marketing é definir o objetivo e as metas da sua empresa. Sem um objetivo pré-definido, será difícil saber quais são as melhores ações de marketing e como mensurar os resultados
Por isso, é importante que você, antes de escolher as ações, seja capaz de definir qual é o seu objetivo. Após defini-lo, é hora de escolher também quais são as metas e de quanto em quanto tempo elas são espaçadas.
Em resumo, é preciso se perguntar: Você fará metas mensais? Metas bimestrais? Ou metas semanais? Com as metas definidas, é possível levantar também quais serão os indicadores-chave de sucesso para cada uma delas.
Desse modo, isso vai permitir que você acompanhe de perto se as ações realizadas dentro do seu negócio estão trazendo os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes em alguns desses pontos para realmente conquistar os números planejados.
Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, permitindo que as equipes responsáveis possam fazer ajustes para que os números melhorem nos próximos meses.
Falaremos um pouco mais sobre mensuração de resultados e métricas mais tarde.
Escolhendo as melhores estratégias de Marketing Digital
O mercado de comunicação oferece diversas soluções para as empresas. Em seguida, explicaremos quais são as estratégias mais comuns utilizadas pelas empresas. No entanto, é preciso repensar algumas coisas.
Dessa maneira, é bom observar o seguinte: se existem tantas opções de estratégias disponíveis, como escolher aquelas que são mais interessantes para o seu negócio? E como aplicá-las?
É preciso que você tenha estabelecido seu objetivo e metas e, a partir disso, defina as estratégias mais adequadas para conseguir encontrar os melhores caminhos para o seu negócio.
Marketing Digital: como fazer?
O primeiro passo para aumentar as suas vendas é enxergar o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante analisar e definir objetivos que possam ser alcançados e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo.
Sendo assim, a internet é a maneira mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, visto que as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para criar uma relação mais próxima com o cliente.
Por esse motivo, separei as estratégias de Marketing Digital que mais têm dado certo. Confira logo abaixo:
Inbound Marketing
Inbound marketing tem como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdo relevante. Dessa forma, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecerem uma comunicação com essas pessoas e solucionarem problemas.