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Saiba tudo sobre Marketing Digital e suas estratégias

No começo da internet, os sistemas eram ultrapassados e as páginas muito simples. Não existiam canais de interação entre empresa e cliente. A comunicação se dava de forma unilateral, como nos métodos tradicionais de Marketing Digital e suas estratégias.

A internet foi evoluindo e, por volta dos anos 2000, o Marketing Digital passou a ser construído. O crescimento no número de usuários fez com que empresas investissem cada vez mais nesse setor, trazendo grande evolução técnica e tecnológica. 

Assim sendo, nós acompanhamos todo esse movimento e, assim como o Marketing Digital, estamos em constante evolução, nos adaptando cada vez mais às necessidades das marcas e dos perfis dos públicos.

Embora ele esteja sempre sendo reinventado, tem uma coisa que não muda: o conteúdo de alta qualidade e extremamente personalizado é a base de todo Marketing Digital de sucesso. 

Sei que pode parecer mais do mesmo, mas é fundamental falar a coisa certa no momento certo e para o público certo. Por isso elaboramos o post abaixo, para explicar tudo sobre as características do Marketing Digital

Marketing Digital: o que é?

Marketing realizado em ambiente digital, o Marketing Digital usa ferramentas como redes sociais, e-mail marketing e sites para utilizar suas estratégias O ambiente web permite que as empresas se aproximem mais de seus públicos.

Desse modo, além de facilitar no momento certo a comunicação entre empresa e consumidor de maneira direta e personalizada, o Marketing Digital é uma excelente ferramenta para fortalecer a marca e consequentemente realizar melhores vendas.

Funcionamento do Marketing Digital

A internet é muito mais dinâmica: basta tomar como exemplo as redes sociais. A empresa cria uma ação específica — ou se posiciona de determinada forma diante de algum acontecimento — e tem o feedback dos consumidores em tempo real

Dessa maneira, isso pode ser usado como termômetro para medir como será a aceitação de determinado conteúdo. E, falando em medir, fazer a mensuração dos resultados das estratégias adotadas em âmbito digital também é muito mais fácil e preciso. 

É possível, inclusive, ajustar determinadas ações durante sua execução. É simples: se você percebeu que os resultados não estão atendendo sua expectativa, basta adotar novos rumos.

Um bom exemplo das facilidades que o Marketing Digital proporciona é o cálculo do ROI (retorno sobre investimento). Assim como os ajustes mencionados acima, você pode calcular o retorno de cada ação durante sua execução.

Qual a utilidade do Marketing Digital?

O Marketing Digital pode ajudar microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte a conquistarem mais oportunidades de negócio e a se destacarem melhor e mais facilmente no seu segmento.

Trabalhar com estratégias online costumava ser um privilégio de empresas mais antenadas e que realmente podiam fazer grandes investimentos, principalmente na criação de um bom site. 

Hoje, felizmente, o acesso a esse tipo de serviço e estratégia está cada vez mais fácil, e até os pequenos empreendedores podem trabalhar com estratégias de Marketing Digital, aplicando ideias cada vez mais inovadoras.

Assim sendo, ninguém quer ficar de fora do mundo online, principalmente porque ele abre várias portas e permite que as empresas consigam atingir diversos pontos essenciais para o seu negócio, como:

  • entender melhor seu público;
  • conquistar mais clientes;
  • receber feedbacks;
  • melhorar o relacionamento com os clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • educar o mercado;
  • aumentar o conhecimento de marca da empresa;
  • gerar leads;
  • gerar oportunidades de venda;
  • reforçar os diferenciais competitivos;
  • aumentar a rentabilidade da empresa.

Como criar boas estratégias de Marketing Digital

Apesar de cada vez mais pessoas estarem buscando as soluções do Marketing Digital e suas estratégias, é necessário trabalhar com atenção a alguns detalhes que podem ser determinantes para o sucesso do seu negócio.

Para não cometer os mesmos erros que muitos empresários acabam cometendo no dia a dia, decidimos listar alguns dos cuidados necessários para a estruturação de uma campanha digital de sucesso. 

Estudo de personas

O primeiro passo é fazer um estudo de personas. Não é raro encontrarmos empresas que estão trabalhando com marketing, mas que ainda não sabem muito sobre quem são os possíveis clientes da empresa.

Para fazer um levantamento de personas, é preciso que você analise quais são os perfis de cliente ideal para o seu negócio. Pode ser que exista mais de um grupo de pessoas, e está tudo bem!

Nesse momento, é importante que você levante informações como:

  • quem são essas pessoas;
  • como são suas rotinas;
  • quais são seus objetivos;
  • quais são suas necessidades;
  • quais problemas elas enfrentam;
  • quais são suas objeções de compra mais comuns;
  • como a sua empresa pode ajudar essas pessoas;
  • quais produtos ou serviços são indicados;
  • qual a linguagem adequada para se comunicar com essas pessoas;
  • em quais canais de comunicação elas buscam por informação;
  • que tipo de conteúdo elas costumam consumir;
  • qual é a jornada de compra dessas pessoas; 
  • o que elas valorizam em uma empresa desse segmento etc.

Análise da concorrência

A análise da concorrência também é um detalhe muito importante antes de começar a estruturar a sua estratégia de Marketing Digital. Felizmente, podemos aprender muito com os erros e acertos de outras empresas do segmento.

Atualmente, é importante fazer um levantamento de quais empresas estão se destacando no seu mercado, quem são seus maiores concorrentes e, a partir daí, criar uma lista de quais são aquelas empresas que valem a pena serem acompanhadas.

Avalie o que esses negócios estão fazendo:

  • que tipo de conteúdo estão produzindo;
  • que tipo de linguagem estão usando;
  • como o público está se comportando;
  • quais são os erros que estão sendo cometidos;
  • quais ações parecem dar certo.

Entendendo essas questões a respeito da concorrência, é possível ter um olhar mais crítico a respeito do que você fará de agora em diante, aproveitando para aprender com outras pessoas e não cometer os mesmos erros no seu dia a dia.

Estudo de palavras-chave

Se você quer ser encontrado na internet, é preciso fazer um bom estudo de palavras-chave. Nesse momento, é importante que você conheça a sua persona e saiba exatamente que tipo de conteúdo e assuntos precisam ser trabalhados nos materiais.

Desse modo, tendo em mente quem são as suas personas e quais são os temas necessários de serem trabalhados, é possível fazer uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais interessantes para a sua produção de conteúdo. 

É interessante que esses termos tenham não só um bom volume de busca, como também a intenção de busca adequada. Para isso, usar ferramentas como o SEMRush e o Google KeyWord Planner pode ser uma excelente alternativa.

Faça uma lista de termos que irão te ajudar a responder às dúvidas dos seus consumidores e crie conteúdos otimizados para cada um deles, criando materiais capazes de chamar a atenção.

Análise de canais

A análise de canais é importante para você entender onde você está hoje e quais são os gargalos das suas estratégias. Se você já tem um site, observe se ele tem todas as informações mais importantes a respeito do seu negócio.

Sem dúvida, devem existir descrições sobre os produtos e serviços que são comercializados, informações sobre a empresa, informações de contato e outros detalhes que chamem a atenção do cliente.

Um site completo, funcional e otimizado para uma boa experiência para os seus consumidores é a melhor maneira de trabalhar esses canais, já que ele vai servir como o principal cartão de visitas da empresa.

Da mesma forma, se você está trabalhando o seu Marketing Digital para vender decoração, por exemplo, precisa avaliar se o seu site e as informações ali presentes estão oferecendo para o seu cliente todo o conteúdo que ele precisa para conhecer a sua empresa. 

Em síntese: ele mostra todos os produtos? Existem características e especificações sobre cada um deles? Também é interessante analisar se o blog da sua empresa está adequado: os conteúdos são otimizados? Eles precisam de mais atenção? Como estão os resultados? 

Ainda dentro de canais, também existe a necessidade de avaliar as redes sociais do seu negócio e identificar se você realmente está fazendo uma comunicação adequada e que converse com a sua clientela.

Nesse sentido, é importante avaliar se você está trabalhando nas redes sociais corretas, se os conteúdos e formatos que estão sendo trabalhados estão gerando engajamento, se as interações são boas ou se é necessário melhorar o que está sendo dito ali.

Lembre-se que os canais de comunicação são ferramentas poderosíssimas para melhorar a sua relação com o público, divulgar sua empresa, os produtos e serviços que você tem a oferecer. 

Por isso, é fundamental fazer uma análise imparcial sobre o que está sendo feito hoje, quais são os gargalos e o que precisa ser melhorado. Além de buscar soluções para continuar modernizando a sua empresa.

Definição das metas e objetivos

Um detalhe fundamental antes de começar a estruturar a sua estratégia de marketing é definir o objetivo e as metas da sua empresa. Sem um objetivo pré-definido, será difícil saber quais são as melhores ações de marketing e como mensurar os resultados 

Por isso, é importante que você, antes de escolher as ações, seja capaz de definir qual é o seu objetivo. Após defini-lo, é hora de escolher também quais são as metas e de quanto em quanto tempo elas são espaçadas. 

Em resumo, é preciso se perguntar: Você fará metas mensais? Metas bimestrais? Ou metas semanais? Com as metas definidas, é possível levantar também quais serão os indicadores-chave de sucesso para cada uma delas.

Desse modo, isso vai permitir que você acompanhe de perto se as ações realizadas dentro do seu negócio estão trazendo os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes em alguns desses pontos para realmente conquistar os números planejados.

Uma das vantagens do Marketing Digital é justamente a possibilidade de mensurar os resultados em tempo real, permitindo que as equipes responsáveis possam fazer ajustes para que os números melhorem nos próximos meses.

Falaremos um pouco mais sobre mensuração de resultados e métricas mais tarde.

Escolhendo as melhores estratégias de Marketing Digital

O mercado de comunicação oferece diversas soluções para as empresas. Em seguida, explicaremos quais são as estratégias mais comuns utilizadas pelas empresas. No entanto, é preciso repensar algumas coisas.

Dessa maneira, é bom observar o seguinte: se existem tantas opções de estratégias disponíveis, como escolher aquelas que são mais interessantes para o seu negócio? E como aplicá-las?

É preciso que você tenha estabelecido seu objetivo e metas e, a partir disso, defina as estratégias mais adequadas para conseguir encontrar os melhores caminhos para o seu negócio.

Marketing Digital: como fazer?

O primeiro passo para aumentar as suas vendas é enxergar o Marketing Digital como um gerador de oportunidades. Em seguida, é importante analisar e definir objetivos que possam ser alcançados e, sobretudo, conhecer bem o seu público-alvo. 

Sendo assim, a internet é a maneira mais segura de obter informações sobre o perfil do seu consumidor, visto que as redes sociais como o Instagram são ferramentas poderosas para criar uma relação mais próxima com o cliente. 

Por esse motivo, separei as estratégias de Marketing Digital que mais têm dado certo. Confira logo abaixo:

Inbound Marketing

Inbound marketing tem como objetivo atrair o cliente por meio de conteúdo relevante. Dessa forma, as empresas procuram entender as necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecerem uma comunicação com essas pessoas e solucionarem problemas.

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo tem como principal função posicionar sua marca no lugar, momento e para a pessoa certa. Melhor ainda, ele é capaz de colocar sua marca no coração das pessoas, algo que nós nos orgulhamos muito de fazer! 

Ou seja, além do Marketing de Conteúdo proporcionar educação e informações relevantes para o público, ele soluciona os anseios das pessoas, a fim de garantir que elas se tornem futuros clientes da sua empresa.

Sendo uma opção prática, econômica e rápida. O blog é a maneira mais comum de conseguir tráfego para o seu site, pois é fácil de ser administrado, seu desenvolvimento é simples e o custo de manutenção é baixo.

Contudo, para que essa estratégia gere um resultado positivo, é importante que você leve em consideração quatro etapas:

  • seja estratégico na criação de seu conteúdo. Ou seja, crie pautas com informação relevante;
  • tenha um cronograma para as postagens;
  • otimize o texto para o Google usando as práticas de SEO;
  • vá além do texto: diversifique o tipo de comunicação criando infográficos, podcasts, vídeos entre outros.

E-mail Marketing

Muitos acreditam que o tempo dos e-mails já passou, mas isso é um grande erro. Eles continuam sendo uma das maiores potências do Marketing Digital.  O potencial de uma lista de e-mail é enorme e as ações corretas podem dar retornos incríveis.

Usado geralmente para enviar promoções, solicitar vendas, adquirir negócios, entre outros, o e-mail marketing é o processo de enviar mensagens com fins comerciais para um grupo de pessoas, para aumentar ou nutrir o relacionamento da empresa com os clientes.

Assim sendo, o primeiro passo é criar estratégias para captar os e-mails de sua audiência.

Redes Sociais

Se você está procurando um lugar que tenha influência, comunicação e diálogo para divulgar a sua marca, então as redes sociais são uma boa opção. Isso porque a maior parte do tempo gasto pelos usuários de internet é em redes sociais, como Facebook.

O potencial desses canais é imenso. Afinal, abre portas para diálogos mais próximos com os seus clientes. Mas não basta saber criar estratégias para captar audiência para esses espaços. É preciso também ter estratégias para retê-los e engajá-los!

Publicidade digital

Mesmo oferecendo um excelente produto ou serviço com bons preços e um website competitivo, é primordial que você consiga trazer as pessoas para conhecê-lo e torná-lo referência.

Muitas pessoas podem vir pelos mecanismos de busca, mas se você conseguir achar o seu público-alvo onde ele está, será possível alavancar os rendimentos. Por isso, separe uma verba para investir em mídias digitais.

Otimização de Conversão – CRO

Convert Rate Optimization ou Otimização de Conversão é uma forma segura de melhorar a performance de um site, aumentando mais o tráfego que o endereço já tem. Sendo assim, é possível aumentar as conversões independentemente do número de visitantes.

Marketing de Busca – SEM

Search Engine Marketing ou Marketing de Busca é o segmento do Marketing Digital que tem como foco desenvolver estratégias e formatos de divulgação por meio de ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

Principais métricas do Marketing Digital

Ao aplicar as estratégias de marketing, você precisa identificar se os resultados realmente são eficazes, até porque as campanhas performam de formas diferentes para cada negócio e oferecem resultados diferenciados.

Dessa maneira, para saber quais são as ações mais indicadas e se elas realmente te colocam no caminho do sucesso, só há uma forma: acompanhar as métricas e mensurá-las adequadamente.

Essas ferramentas são partes fundamentais da aplicação de Marketing Digital, porque mostram onde estão os erros, o que precisa ser ajustado, como economizar nas ações, o que mudou nos indicadores e quais são as novas oportunidades de negócio.

Embora qualquer um possa acompanhar as métricas, é importante contar com uma empresa especializada, que tem o conhecimento específico para determinar as medições corretas para gerar insights e resultados. 

Isso porque muitas delas são irrelevantes para os reais objetivos e só mostram aparências, como quantidades de likes e curtidas, o que não ajuda em nada nas intenções do seu negócio a longo prazo.

Confira abaixo uma lista com as principais métricas de marketing que consideramos importantes para serem acompanhadas. Entenda melhor a importância de cada uma delas para as ações de Marketing Digital!

Retorno Sobre Investimento (ROI)

O ROI faz uma análise comparativa entre o quanto você gastou e o quanto cresceu em vendas. Uma característica básica de como funciona o Marketing Digital é justamente melhorar os lucros, então essa é uma das métricas mais importantes para avaliar.

Com essa métrica, você consegue saber se o dinheiro aplicado nas campanhas foi bem aproveitado e recebe insights para identificar quando é interessante aumentar o investimento, melhorando ainda mais o resultado.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC estabelece uma relação entre os gastos com Marketing Digital e o número de clientes. Em outras palavras, ele mede o custo que cada novo cliente representa para a empresa, mostrando se as campanhas fazem valer os esforços.

Isso inclui todas as despesas aplicadas nas estratégias de promoção, desde os valores investidos em marketing até os salários da equipe de vendas. Para calcular o CAC, você deve separar o período desejado e avaliar a diferença entre esses valores e a quantidade de contas que surgiram no espaço de tempo determinado.

Receita Mensal Recorrente (MRR)

O MRR permite visualizar o crescimento da sua empresa em termos de receita a partir do faturamento mensal. Isso significa que pagamentos adiantados poderão ser ajustados para avaliar uma tendência de crescimento no ano.

Para isso, basta dividi-los por 12. Deve-se excluir, entretanto, pagamentos à vista, despesas com contador e descontos. Inclua as taxas de transações de crédito e do faturamento.

Custo Por Aquisição (CPA)

O CPA é responsável pela geração de leads. Trata-se da soma dos gastos e os contatos adquiridos dentro de um período de tempo. Nas campanhas do Google Ads, o valor cobrado no CPA equivale às conversões de leads dentro do site.

Custo Por Lead (CPL)

O CPL avalia os gastos para gerar um novo lead. Essa métrica ajuda na maneira como funciona o Marketing Digital, porque mostra se as campanhas estão bem ajustadas.

O ideal é que o CPL seja o mínimo possível, mas valores altos também se justificam se as conversões dos leads para clientes forem eficientes. O resultado é relativo, o que justifica contratar uma empresa especializada para medir as métricas.

Ticket Médio

O ticket médio é aplicado individualmente sobre uma conta para identificar o quanto aquele cliente traz de receita para a empresa. É uma métrica que ajuda a entender quando aplicar estratégias de engajamento, visando aumentar a demanda pelos produtos/serviços adquiridos.

Lifetime Value (LTV)

O LTV é uma métrica para avaliar o potencial de lucro de cada cliente para prever resultados. Ela analisa o tempo integral de negócios com o seu cliente, ou seja, desde que ele começou a solicitar serviços/produtos. Ele precisa estar pelo menos três vezes acima do CAC para que a conta seja sustentável.

Taxa de conversão

A taxa de conversão diz respeito a qualquer uma das etapas que o visitante avança no funil de venda, desde o momento em que se torna lead até a efetivação da compra. Parte intrínseca do Marketing Digital, a conversão é o objetivo de toda ação realizada.

A equipe contratada para gerenciar as suas campanhas é a mais indicada para gerar essa métrica, já que trabalha diretamente com as estratégias em andamento. O acesso rápido a essas informações permite que sejam feitos os devidos ajustes para melhorar os resultados das ações, tendo grande impacto no seu marketing.

Visitas no site

As visitas no site podem ser avaliadas sobre várias métricas. O número total indica se as campanhas rodam devidamente, mesmo que não se convertam em leads. Já o número de visitas individuais mostra a quantidade específica de pessoas que acessam o site.

A comparação entre essas métricas permite saber quantos retornaram e quantos são novos, ajudando a entender o engajamento nas campanhas. Também são métricas importantes para descobrir os conteúdos mais acessados.

Métricas de e-mail marketing

Há também métricas específicas para campanhas de e-mail marketing. Elas incluem a taxa de abertura das mensagens e a taxa de clique nos links.

A primeira métrica mostra se os títulos estão atraentes o suficiente, enquanto que a segunda mostra a eficácia da campanha em si. Afinal, o objetivo é que o remetente se interesse pelo que você tem a oferecer!

Analisando as métricas de Marketing Digital

Antes de começar a analisar as métricas de marketing, é importante pensar em quais realmente são interessantes para o seu negócio. Para isso, avalie quais são os seus objetivos e metas, e veja quais métricas realmente te ajudarão a mensurar os progressos da sua empresa: o Marketing Digital e BI andam juntos!

Feito isso, é hora de definir a prioridade e a periodicidade de cada uma delas.

Infelizmente, muitas empresas acabam abraçando a ideia de mensurar todas as métricas disponíveis e acabam não atentando para os números que realmente importam. O resultado disso? Empresários que não enxergam com transparência a realidade do negócio e acabam não conseguindo otimizar suas estratégias e melhorar os resultados até então conquistados.

Se apegar a métricas que não trazem dados relevantes para a sua empresa é o que chamamos de métricas de vaidade. Elas podem parecer bonitas, mas não são aprofundadas para as necessidades do seu negócio.

Planejamento de Marketing Digital

Ao investir nas estratégias do Marketing Digital é essencial ter um plano de marketing, pois executar as diversas ações que compõem essa metodologia sem um planejamento estratégico pode ser um grande problema para o seu negócio — e para o seu bolso.

No entanto, existem três etapas que você deve considerar na hora de criar seu plano de Marketing Digital. Confira a seguir.

  1. defina seus objetivos, estabeleça metas de curto, médio e longo prazo;
  2. faça uso de indicadores-chave de Performance (KPIs);
  3. conheça seu público-alvo.

Vantagens do Marketing Digital

É perceptivo que tudo à nossa volta tem influência dos meios digitais, e com o marketing não é diferente. Por isso, é necessário que as empresas em expansão tenham o Marketing Digital como prioridade. Entre as vantagens estão:

Mais comunicação e interatividade

A primeira vantagem é a melhora da comunicação e da interatividade com seu público. Os canais digitais, principalmente as redes sociais, são comumente utilizados como ferramentas de contato entre cliente e empresa.

Nessas plataformas, os consumidores e prospects aproveitam a proximidade para tirar dúvidas a respeito de produtos e serviços, dar feedbacks e falar sobre expectativas e dicas para se destacar no mercado.

Quem melhor que o seu próprio cliente para dizer exatamente o que ele quer e precisa da sua empresa?

Mais competitividade

O aumento da competitividade também é uma realidade. Quando a sua empresa está disponível no meio online, ela consegue estreitar laços com os consumidores, acompanhar a concorrência, reforçar seus diferenciais competitivos e, com cuidado e atenção, até fidelizar os consumidores!

Melhor custo-benefício

Ao contrário das estratégias tradicionais e offline, o Marketing Digital tem valores mais democráticos. Esse é um dos benefícios, principalmente para pequenas e médias empresas.

O custo-benefício do investimento é excelente: além de permitir trabalhar com preços mais acessíveis, as campanhas tendem a ser muito mais segmentadas, permitindo que você atinja apenas aquele público que realmente interessa para o seu negócio.

Maior alcance global

A internet também permite que você consiga ter um alcance maior. Se a sua empresa trabalha com uma solução em software, por exemplo, pode ser interessante trabalhar com alcance nacional.

Com o Marketing Digital, você conseguirá alcançar pessoas em todo o país de forma mais simples e prática, se comparada com as estratégias tradicionais.

Análise e mensuração em dados concretos

Falaremos muito sobre isso: a possibilidade de mensurar e analisar dados concretos.

Esse é um dos benefícios mais marcantes do Marketing Digital. Quando pensamos em marketing tradicional, é muito mais complicado pensarmos na mensuração: como mensurar quais clientes chegaram através de anúncios em revistas? Como mensurar quantos clientes chegaram através de um backbus? 

Com o Marketing Digital, é possível saber exatamente de onde cada cliente e prospect veio, qual foi o caminho que tomaram para chegar até aqui e, a partir daí, identificar quais estratégias estão sendo mais promissoras e quais investimentos precisam ser reajustados.

Mais oportunidades

Com estratégias focadas e bem segmentadas, pode ser possível aumentar o número de oportunidades de vendas. Isso acontece porque, com a geração de leads, é possível educar o mercado e guiá-los até o momento da compra através de um funil bem desenhado.

Quando você trabalha o Marketing Digital, pode ajudar o consumidor a passar pela etapa do processo de compra de forma mais intuitiva e simples.

Atrai o público certo

A segmentação das estratégias de Marketing Digital também é um dos atrativos mais marcantes para as empresas. Quando, no marketing tradicional, precisávamos dar um grande pulo para conseguir conquistar alguns poucos clientes, com o Marketing Digital é possível segmentar cada vez mais e focar em distribuir a mensagem apenas para aquelas pessoas que realmente podem representar um potencial de clientela para o seu negócio.

Quanto mais focada for a sua estratégia e mais próximo você chegar do público certo, maiores são as chances de conversão.

Permite acesso ao feedback do consumidor

As redes sociais permitem que a empresa e os clientes se comuniquem de forma muito mais transparente. Os usuários tendem a usar essas ferramentas para se comunicarem de forma mais prática e direta com as empresas que compraram, ou que estão interessadas em comprar.

Se você está nesses canais e sabe usá-los estrategicamente, conseguirá identificar algumas sugestões vindas diretamente dos seus clientes para melhorar a sua imagem no mercado e aumentar a sua competitividade.

Os feedbacks dos consumidores são importantíssimos para o seu crescimento. Use-os com sabedoria.

Como evitar erros nas estratégias de Marketing Digital

As estratégias de marketing podem trazer muitos benefícios. No entanto, para colher esses frutos, é necessário que você tenha o máximo de atenção a cada detalhe. Será que você está fazendo tudo certo ou é necessário rever algumas coisas?

Veja quais são os erros mais comuns cometidos pelas empresas:

  • não conhecer a sua persona;
  • não estabelecer metas;
  • escolher estratégias inadequadas;
  • não conhecer as necessidades do seu negócio;
  • não conhecer as sazonalidades da sua empresa;
  • ignorar a necessidade de fidelizar o seu consumidor;
  • não usar a linguagem adequada para se comunicar;
  • fazer ações pontuais e não investir na recorrência;
  • ter um site muito pesado e que demora a carregar;
  • não escrever artigos;
  • não se preocupar em variar o formato dos conteúdos;
  • não se preocupar em educar o mercado;
  • não acompanhar as métricas;
  • não otimizar os esforços de marketing.

Conclusão

Dessa maneira, se caso você não se sinta seguro para investir sozinho em estratégias para benefícios e vantagens do e-commerce, é importante contar com uma equipe atenta às novas tendências. A Agência Alper é a pedida certa para atender às suas necessidades.

Especialista em estratégias inovadoras de marketing digital, além de ser referência na criação de sites, temos experiência em diversos setores do comércio e que podem ser a diferença para o seu negócio. Entre em contato conosco e solicite um orçamento!



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