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Como explorar as estratégias do Marketing de Conteúdo?

As estratégias do Marketing de Conteúdo se tornaram uma das estratégias preferidas de boa parte das empresas nos últimos anos, principalmente para as que já trabalham com o Inbound Marketing. 

O motivo? Ele é uma das grandes pontes para gerar reconhecimento de mercado e conquistar a tão sonhada autoridade online. 

Já faz tempo que apenas estar presente no digital já não é o suficiente para conseguir alcançar as Personas corretas. É preciso conhecê-las a fundo, atraí-las, conquistar a confiança e tudo isso não acontece da noite para o dia. 

E o Marketing de Conteúdo é um grande aliado nessa busca. Ele é responsável por entregar aquilo que as Personas mais buscam: valor e confiança!

Hoje nós vamos entender um pouco mais sobre como é possível alcançar o posto de autoridade no seu segmento através de uma estratégia de conteúdo alinhada com as necessidades do seu público. 

Por que autoridade online é tão importante? 

Dizemos que alguém é autoridade em determinado assunto quando ela é aquela pessoa que você tem certeza que vai saber responder às suas perguntas, certo?

O conceito de autoridade online não é nada diferente, mas é fortemente influenciado pela facilidade com a qual sua empresa é encontrada.

Pense comigo: se você estivesse em casa se perguntando “o que é Inbound Marketing?”, qual seria a primeira coisa que você faria? (Ou talvez até tenha feito!).

Você provavelmente respondeu “procurar no Google”. E, para nos tornarmos referência em Inbound Marketing, é importante que estejamos aparecendo nessa busca.

Mas não se engane: ser referência não é necessariamente estar em primeiro lugar na busca orgânica, é entregar conteúdo de valor, conquistando a confiança de quem consome esse conteúdo.

Seguindo no mesmo exemplo, faço outra pergunta: se você precisar tomar uma decisão sobre contratar uma agência de Inbound Marketing, você optaria por uma que apareceu constantemente em suas pesquisas sobre a área? Ou em uma que nunca viu antes?

Aposto que as chances são maiores para aquela que conquistou sua confiança, mostrando que entende do assunto.

O mesmo acontece com quem procura comprar o que você está oferecendo. 

E o grande X da questão é: como conseguir construir a autoridade online em um universo digital tão competitivo?  

Sim, existe muito conteúdo e a tendência é que cada vez mais as empresas passem a intensificar essa produção. No entanto, há uma grande diferença entre construir conteúdo e construir conteúdo de valor. 

Uma estratégia eficiente de estratégias do Marketing de Conteúdo tem como objetivo justamente encontrar a melhor forma de entregar esse valor para a pessoa certa e no momento certo. 

Não é apenas ter um blog e escrever artigos diariamente, é conhecer o seu público e produzir, de fato, aquilo que eles precisam.

Quer saber como fazer na prática? Continua comigo! 

Construindo autoridade para o público certo

O primeiro ponto a ser entendido é: para quem você quer se tornar autoridade?

E não adianta responder “para todo mundo”. Todo produto ou serviço é criado para solucionar problemas específicos e é fundamental entender quem tem esses problemas: as suas Personas.

Mas, para alcançar suas Personas, é necessário que você as conheça muito bem: suas características mais marcantes, interesses, rotinas, problemas, etc. 

Uma vez que você conhece com quem precisa falar e quais são suas principais dores, é mais fácil entender quais assuntos precisam ser abordados para ajudar seu percurso através da Jornada de Compra.

E lembre-se: muito provavelmente sua Persona também é a Persona dos seus concorrentes, ou seja, você vai precisar de alguns diferenciais para conquistar a atenção dela. 

Entregar o conteúdo certo para a Persona certa não é nada fácil, mas pode fazer toda a diferença para gerar mais oportunidades para o seu negócio.

Por onde começar a fazer Marketing de Conteúdo 

Agora que você já sabe a importância das estratégias do Marketing de Conteúdo no processo de construção de autoridade online, é importante falarmos sobre por onde começar,

Por isso, separei aqui algumas dicas que são primordiais e que você não pode esquecer: 

Escolha boas palavras-chave

As palavras-chaves são os termos que suas Personas irão utilizar para fazer as buscas. Por isso, são fundamentais para a construção de uma boa estratégia.

Saber escolher as palavras-chave certas é um exercício mais difícil do que parece, pois é necessário levar em conta:

  • Volume de pesquisas;
  • Relevância para sua Persona;
  • Relevância para o seu negócio;
  • Intenção de busca

Por isso, o estudo de palavras-chave é uma parte importante da construção do seu Plano de Marketing Digital, uma vez que através dele é possível fazer um levantamento de termos e avaliar previamente sua relevância para a estratégia.

Pense na Jornada de Compra 

É importante saber que apenas utilizar a palavra-chave em um conteúdo não é o suficiente para uma estratégia efetiva. 

A Jornada de Compra também é peça fundamental para ajudar a guiar sua produção de conteúdo.

Quais informações suas Personas precisam para evoluir de uma etapa para outra? 

Construir esse encadeamento de informações – e usar links internos ou estratégias de nutrição de Leads para indicar o caminho – pode acelerar o caminho das suas Personas pela Jornada de Compra!

Além disso, entregue o melhor nesses conteúdos! Responda as dúvidas mais primordiais da sua Persona, conduza ela em sua necessidade e seja uma fonte segura. É isso que um conteúdo de valor faz! 

Não esqueça do monitoramento 

Apenas fazer não é uma solução. 

Uma estratégia só pode ser considerada efetiva ou não quando é acompanhada, quando os seus dados são analisados com frequência. 

A etapa de monitoramento costuma ser adiada e até mesmo ser vista como mais trabalhosa dentro desse processo. Mas ela é fundamental para nortear as próximas ações. Sem monitoramento não há como saber qual o melhor caminho a seguir. 

O papel do SEO na construção de autoridade

Autoridade online não é sinônimo de primeiro lugar na página de resultados, mas não podemos negar que a posição de destaque ajuda (e muito). Afinal, a primeira posição é praticamente um atestado de qualidade do conteúdo.

E, para chegar lá, é fundamental trabalhar boas práticas de SEO (Search Engine Optimization), que  é um conjunto de estratégias que têm como objetivo contribuir para que os textos alcancem posicionamentos de destaque nos buscadores. 

Oferecer conteúdos estratégicos, com qualidade, e adequados às boas práticas de SEO aumenta suas chances de um posicionamento de destaque, aumentando não só a visibilidade da sua empresa, como também o tráfego para o seu site.

O aumento nos visitantes, por sua vez, deve se refletir por todo o seu Funil de Vendas.

É importante frisar que a busca pela autoridade e manutenção dela precisa ser sempre com foco em oferecer bons conteúdos  para quem está do outro lado, recebendo a informação. 

Utilize estratégias técnicas de SEO, mas lembre-se que a melhor estratégia é oferecer conteúdo relevante e útil.

Canais que auxiliam na criação de autoridade 

Você pode e deve adotar muito mais do que a criação de um site como ferramenta para ajudar na construção da sua autoridade. 

Estar presente em mais de um canal é uma boa alternativa para aumentar suas chances de alcançar suas Personas, afinal, cada uma delas tem comportamentos e hábitos distintos. 

Por isso, pode ser importante explorar diferentes veículos e formatos de conteúdo. Deixo aqui três principais:

Blog

Sim, o blog ainda é um dos canais com maior potencial de atração através das ferramentas de busca. 

Ele é a melhor opção para publicar seus artigos e organizar o conteúdo disponível. E, trabalhando uma estratégia consistente de SEO, permite que seus artigos sejam encontrados com facilidade, mesmo anos depois de publicados! 

Sendo assim, criar um para a sua empresa é uma excelente alternativa para começar a construir autoridade online. 

Não deixe de explorar diferentes assuntos e alimentar as suas Personas da melhor maneira possível. 

E-mail Marketing

Engana-se quem pensa que ações de e-mail marketing são coisas do passado. 

As newsletters não só estão mais do que vivas, como têm potencial para engajar sua base e gerar oportunidades de vendas, através das estratégias do Marketing de Conteúdo.

Através do e-mail marketing, é possível manter-se vivo na memória dos seus Leads, entregando conteúdo relevante e ajudando a fortalecer o elo de confiança entre ele e sua empresa. Por isso, não desista dessa ferramenta!

Redes Sociais 

Muito mais do que os canais queridos do momento, redes sociais (como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) também são ótimos canais para distribuir conteúdo, e, além disso, oferecem a possibilidade de maior interação com o público, sendo excelentes ferramentas para construir autoridade.

Seus dados também são uma boa fonte de insights para utilizar em suas estratégias. 

Construir autoridade online é exatamente isso: construção. Por isso, leva tempo e exige esforço constante. Muitas vezes você vai precisar adequar sua estratégia a mudanças em objetivos, ou mesmo para chegar a melhores resultados. Tudo isso faz parte do jogo e, no final das contas, o mais importante é não desistir!

E, além de não desistir, é importante também não ter dúvidas sobre as estratégias do Marketing de Conteúdo. Então, se algumas delas já começaram a surgir, deixe nos comentários. Teremos o maior prazer em respondê-las!



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