https://agenciaalper.com.br/
×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

O que é preciso para fazer um registro de domínio?

Empresas e profissionais que não possuem presença online estão perdendo, além de espaço no mercado, bastante dinheiro. A falta de conhecimento na parte técnica é um dos impeditivos, por isso é tão importante fazer um registro de domínio de site.

Procedimento tão ou mais importante do que a compra de um servidor, sem um bom domínio sua empresa ou negócio dificilmente poderá angariar possíveis clientes. Mas não é um processo difícil, como pode parecer de início.

Neste texto que elaboramos, você pode conferir tudo o que precisa saber sobre o assunto, de modo a evitar possíveis erros e a usar as estratégias certas para fazer a sua marca se destacar. Confira!

O que significa domínio?

Endereço que identifica a sua empresa (ou você próprio) na internet, o domínio é o que convencionamos chamar de “nome” do seu site, podendo também ser utilizado nos seus e-mails. É composto por um nome e uma extensão.

Se a sua empresa se chama Marketing de Conteúdo, por exemplo, ficará assim: marketing de conteúdo.com.br. Existem diversas extensões disponíveis na internet, entre as principais estão:

  • .com
  • .com.br
  • .net
  • .org
  • .info
  • .edu

É importante saber o básico das ações aplicadas na parte técnica, até mesmo para não fazer uma escolha incorreta. Cada registro de domínio está ligado a um determinado endereço de IP (Internet Protocol).

O IP é uma sequência de números responsável por identificar cada computador ligado à internet. Assim sendo, o servidor no qual seu site está hospedado estará inserido nessa mesma sequência.

Como o endereço de IP é algo complicado de se memorizar, o uso dos domínios são necessários, não apenas para garantir a presença de sua marca na internet, mas também para garantir toda a segurança no ambiente virtual.

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

É importante saber que, no mundo da internet, o domínio corresponde ao nome da empresa, enquanto a hospedagem é como o ponto comercial no qual o negócio irá funcionar. Assim sendo, o domínio é o “CNPJ” e a hospedagem, o “imóvel”.

O registro do domínio é válido por um ano, mas é preciso de um local que armazene todos os arquivos que seu site irá utilizar. Esse último passo é uma ação de responsabilidade da hospedagem.

Com o uso dela, os arquivos do seu website estarão salvos em um servidor, que nada mais é do que um computador preparado para ter essa função. Isso possibilita a acessibilidade de sua marca em tempo integral na internet.

Desse modo, o plano de hospedagem pode ser adquirido junto com o registro do domínio ou em separado. Já o desenvolvimento do site fica a critério do dono da empresa, que escolherá a melhor composição visual.

O que considerar na hora de registrar o próprio domínio

Existem diversos sites que não utilizam domínios próprios, e estes geralmente apresentam endereços mais longos, com mais informações além do próprio nome da empresa, por exemplo.

Essas plataformas de criação de sites (em sua maioria, gratuitas), como o Blogger ou WordPress, permitem que o dono da marca coloque o site no ar sem que exista a necessidade de comprar um domínio.

Entre os problemas decorrentes dessa opção está a  aparência amadora que o site apresentará, prejudicando a imagem da sua empresa e colaborando, indiretamente, para a conquista de um resultado insatisfatório.

Sabendo da importância de boas escolhas para a estratégia de divulgação do seu site, listamos abaixo os principais motivos para que você entenda os pontos essenciais a serem tomados, na hora de se registrar o próprio domínio:

Credibilidade

Para a reputação da empresa, um domínio próprio oferece muito mais possibilidades, demonstrando que a marca é séria. Os clientes em potencial saberão que você investiu para que a experiência deles no site seja a melhor e mais segura possível.

Divulgação

É muito mais fácil divulgar um domínio simples e direto. Desse modo, o boca a boca estará garantido, tanto fora quanto dentro da web. Assim sendo, o endereço será mais curto e você poderá escolher uma extensão compatível com a sua área de atuação.

Memorização

Para aumentar o seu volume de tráfego direto (aquele em que os usuários digitam o nome do seu site direto na barra de endereços do navegador), é preciso escolher um endereço próprio e que seja fácil de lembrar.

Alcance nas pesquisas

Seu site estará melhor ranqueado nas pesquisas se possuir um domínio próprio. As redes de busca priorizam esse elemento, entregando como resultado um maior número de acessos, o que vai ampliar as suas oportunidades de negócio.

E-mails próprios e personalizados

Tendo o registro do seu domínio, você contará com e-mails personalizados para a sua marca, oferecendo um toque muito mais profissional, e estreitando o alcance da comunicação com seus clientes e prospectos.

Marca protegida

Para proteger o nome da sua marca, é preciso registrá-lo antes que qualquer outra empresa o faça. Isso, além de garantir maior segurança, servirá para aumentar o posicionamento e a reputação de seu negócio na internet.

Customização do site

Algumas plataformas gratuitas de criação de sites oferecem domínios grátis, porém, com o nome deles incluso. Além de ser visualmente “feio”, seu site estará sujeito às limitações impostas pela plataforma, como a impossibilidade de customização.

Ausência de anúncios

As plataformas gratuitas normalmente exibem anúncios publicitários em seu site sem autorização. Apesar de isso acontecer para cobrir os custos do serviço, é algo inconveniente e que prejudica a experiência e navegação do usuário.

Independência

Sendo dono do seu próprio domínio, a decisão de fazer o que bem entender com os conteúdos e arquivos do site é exclusivamente sua. Um dos benefícios é o de poder mudar de plataforma sem perder os links e as visitas já registradas periodicamente.

Isso não é possível se o seu domínio estiver vinculado ao nome de um serviço. Nesse caso, se for necessária uma migração, você terá que começar tudo do zero. Lembrando que se houver cópia do conteúdo do site antigo, ela poderá ser considerada como plágio.

Custo barato

O registro de domínio de site é mais barato do que você imagina, custando a partir de R$40,00 ao ano. Ou seja, não há muitas desculpas para você não começar o seu projeto agora mesmo, não é?

Escolhendo o domínio de site perfeito

Após colocar o site no ar e se posicionar na internet, o ideal é que você continue sempre com o mesmo endereço. A escolha do domínio do site é uma decisão que influenciará o seu negócio por muito tempo, como pudemos conferir.

Algumas questões devem ser levadas em conta para garantir a decisão perfeita. São elas: 

  • Escolher um domínio com personalidade e que fuja do genérico;
  • Preferência por um domínio que seja fácil de pronunciar;
  • Quanto mais curto for o domínio, melhor;
  • Escolha uma extensão que faça sentido para o seu negócio;
  • Priorize sempre a escolha de um domínio original;
  • O domínio deve ser intuitivo e ser associado ao seu ramo de atuação;
  • Para melhor ranqueamento em estratégias de SEO, o domínio deve conter a sua palavra-chave.

Passo-a-passo para o registro do domínio

Após pensar no nome para o registro de domínio, você deve verificar se o endereço está disponível. Para isso, é importante se certificar da sua disponibilidade no Registro.br. Após a confirmação, cadastre-se no serviço e efetue o pagamento necessário.

Se optar por fazer o registro de domínio em alguma das outras extensões disponíveis na internet, escolha o serviço de hospedagem, verifique a disponibilidade do endereço e os serviços oferecidos, complete o seu registro e faça o pagamento.

Tanto no Registro.Br quanto em outros serviços de hospedagem, é preciso aguardar a confirmação de pagamento, através de um e-mail, para começar a utilizar os serviços disponíveis.

Protegendo sua marca da concorrência

Para que o registro de sua marca seja realizado com toda a segurança possível, sem que você corra o risco de sofrer uma cópia da mesma, é necessário usar os domínios suplementares

Em resumo: a medida correta é você realizar a compra de domínios parecidos com o seu. Isso garante o impedimento de ação de criminosos, e até mesmo pode ser uma ação estendida ao slogan da empresa, caso ela já seja conhecida.

Conclusão

Se, agora que você já sabe como registrar um domínio, mesmo assim não se sente seguro para fazer esse passo sozinho, não há problema. A Agência Alper oferece o melhor atendimento para a criação de site, para que este processo seja realizado com sucesso.

Entre em contato conosco para solicitar seu orçamento, conhecer nossas estratégias de marketing digital e esclarecer as informações que você achar mais pertinentes, assim como solucionar possíveis dúvidas!



Deixe uma resposta