Benefícios do marketing de conteúdo
O marketing digital revolucionou a maneira das pessoas produzirem conteúdos e divulgarem os seus serviços e produtos. O marketing de conteúdo é uma das diversas estratégias criadas dentro do âmbito digital que traz muitos benefícios para quem o utiliza.
Ele está mais presente no nosso dia a dia do que podemos imaginar, é comum abrir as redes sociais ou ler um artigo que se baseia no conceito do marketing de conteúdo, mas muitas vezes não nos damos conta disso.
Essa é uma das grandes magias do meio digital, é poder usufruir de estratégias que visam a captação de novos clientes sem deixar explícito que aquilo se trata de uma tática.
Dessa forma, torna-se ainda mais simples atrair novos clientes para o seu negócio.
Portanto, vamos abordar não só o conceito do marketing de conteúdo, mas também os diversos benefícios que ele traz e dicas práticas para te ajudar a usá-lo como uma ferramenta eficaz no seu negócio.
O que é o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo nada mais é do que uma das diversas estratégias do marketing digital que visam aumentar a visibilidade do seu negócio e as vendas do seu produto ou serviço.
Isso acontece porque o conceito do marketing de conteúdo é focado na divulgação de conteúdos de qualidade ou valor, ou seja, aqueles que ensinam e acrescentam algo novo aos leitores e ouvintes da sua marca.
Ele pode ser usado em qualquer tipo de negócio, seja em uma marca que produz sacolas plásticas alça boca de palhaço ou uma marca de roupas, ele consegue se adaptar e entregar resultados a qualquer produto ou serviço.
Provavelmente você já deve ter aberto as redes sociais ou lido um determinado artigo que te ensinava algo novo ou esclarecido a sua dúvida sobre um determinado assunto. Pois bem, aquilo é o marketing de conteúdo na prática.
E por mais difícil que esse tipo de produção possa parecer, vamos provar que a internet não se tornou apenas um espaço para encontrar informações como ozonioterapia capilar preço de maneira mais simples.
Ela também serve como forma de produzir conteúdos valiosos para os seus clientes.
Como colocar o marketing de conteúdo em prática?
Essa é uma pergunta que a maioria das pessoas fazem quando decidem começar a usar o marketing de conteúdo como estratégia para o seu negócio, e por mais que isso pareça um bicho de sete cabeças, pode ser mais simples do que você imagina.
Selecionamos algumas dicas primordiais para te ajudar a entender ainda mais o conceito de marketing de conteúdo e como aplicá-lo na sua marca:
Esteja presente nas redes sociais
Não é novidade para ninguém que as redes sociais tomaram conta do dia a dia das pessoas, dificilmente conhecemos alguém que não cheque seus perfis pelo menos uma vez no dia.
Isso mostra como elas se tornaram não só um meio de distração e entretenimento, mas de atração e fidelização de clientes que podem conhecer a sua marca por meio de uma das diversas redes sociais que existem, como:
- Instagram;
- Facebook;
- YouTube;
- LinkedIn;
- Twitter;
- Tik Tok.
As redes sociais são versáteis, existem muitos formatos para você escolher e produzir conteúdos que ajudam os seus clientes.
Você pode produzir posts para o Instagram, vídeos mais longos para o YouTube, vídeos mais cursos para o Tik Tok, textos para o Twitter e Linkedin.
É uma infinidade de opções para te ajudar a construir a presença e autoridade digital da sua marca.
As redes sociais se tornaram algo muito mais útil e servem não só para que as pessoas aprendam coisas novas, como o que fazer para emplacar veículo, por exemplo.
Mas, também como uma ferramenta para construir e atrair o público-alvo do seu negócio.
Defina o seu público-alvo
Um público-alvo nada mais é do que um determinado grupo de pessoas que possuem as mesmas características e desejos que podem ser suprimidos pelo seu produto ou serviço. Vamos imaginar que você seja dono de uma empresa que realiza despacho de documentos, o público-alvo do seu negócio serão homens e mulheres a procura do preço de transferência de veículo por meio de um despachante.
Com este perfil traçado, você consegue produzir conteúdos que irão de encontro a este tipo de público, fazendo com que ele conheça o seu trabalho e contrate o seu serviço ou adquira o seu produto.
Produza conteúdos de qualidade
Falar que você deve produzir conteúdo de qualidade parece óbvio demais, mas o óbvio precisa ser repetido para nunca ser esquecido.
Não adianta nada estudar o conceito do marketing de conteúdo a fundo se você não colocar em prática a premissa que ele defende, a divulgação de conteúdo que realmente irão ajudar os seus clientes.
Saia do normal e crie títulos que chame a atenção do público, como:
- X dicas para ganhar dinheiro em casa;
- Qual a melhor manutenção de aquecedor a gás na Zona leste;
- Saiba o que fazer quando o bebê não quiser comer;
- X maneiras de usar um coturno.
Adapte esses títulos ao seu tipo de negócio e claro, ao seu tipo de conteúdo, para que eles sirvam como um gatilho e atraiam as pessoas para a sua marca.
Reforçando, não confie apenas em títulos chamativos, invista na produção de conteúdos relevantes e que farão os clientes quererem acompanhar a sua marca e adquirir o que você oferece.
Crie um blog
Há quem diga que a era dos blogs chegou ao fim, principalmente, após a chegada das redes sociais.
Mas, a verdade é que eles ainda possuem uma grande relevância e influência na vida de clientes que os usam para esclarecer suas dúvidas e aprender novas coisas.
Muitas pessoas, quando estão com alguma dúvida ou problema, realizam pesquisas no Google para esclarecer suas dúvidas, e é neste exato momento que eles podem encontrar e conhecer a sua marca.
Um internauta pode muito bem pesquisar por uma empresa de decapagem de gancheiras e encontrar o site da sua empresa, que além de fornecer um bom serviço, também deixa o usuário a par sobre tudo o que envolve o serviço.
Isso chama ainda mais a atenção do leitor e cria um senso de urgência em adquirir e conhecer ainda mais essa marca.
E para deixar o log da sua marca ainda mais visível no Google e com maiores chances de entrega, você pode contar com um grande parceiro, o SEO.
O que é SEO?
Poucas pessoas conhecem esse termo, o seu conceito, e muito menos, os seus benefícios. Mas, as técnicas de SEO são muito utilizadas para que marcas se ajudem, e juntas, conquistem ainda mais resultados.
A sigla significa Pesquisar Engine Optimization, que em português é traduzido para Otimização dos Mecanismos de Busca, ou seja, ele ajuda que o seu blog se posicione de forma mais relevante e presente no Google.
Por meio de parcerias como o link building e guest post, você pode trocar links e conteúdo com blogs que possuam um mesmo nicho que você.
Dessa forma, ambos saem ganhando resultados, clientes e visibilidade.
Vamos imaginar que um usuário pesquisa a seguinte dúvida: “aplicação de ozonio emagrece?”, e encontra o site de um dos seus parceiros que possui um link que levará esse mesmo usuário para o seu blog.
Por meio disso, esse internauta consegue tirar a sua dúvida e ainda por cima conhecer uma nova marca que poderá ajudá-lo a resolver o problema que pesquisou, aumentando as chances dele te contratar.
As técnicas de SEO são recomendadas por grandes nomes no meio do marketing digital, como Neil Patel, que utiliza as técnicas em seu blog e as recomenda para que outras marcas também possam usufruí-las.
Técnicas como a troca de links ou de conteúdos são realizadas de forma gratuita, e trazem ainda mais visibilidade para o seu site.
Visibilidade essa não só por parte de clientes, mas também pelo próprio Google.
As vantagens do marketing de conteúdo
Após tantas informações, finalmente chegamos a parte que a maioria das pessoas se interessam e gostam de ver, os benefícios.
Vale lembrar que o marketing de conteúdo traz inúmeros benefícios para uma marca, os que vamos apresentar aqui são apenas alguns deles.
Mais autoridade e visibilidade
Com o marketing de conteúdo tornando-se ainda mais rápido o processo de crescimento digital da sua empresa, os internautas começaram a ver sua marca como um referência e confiar no que você diz por meio dos seus conteúdos.
Além de poder ajudá-los fornecendo informações como o preço de mão de obra piscina alvenaria, você poderá provar a qualidade do seu serviço ou produto por meio do conhecimento passado com os seus conteúdos.
Maior engajamento
Com conteúdos relevantes e informativos, os leitores e seguidores da sua marca se sentirão mais confortáveis para tirar dúvidas e engajar com a sua marca, criando assim um relacionamento e comunicação entre empresa e consumidor.
Aumenta o seu número de vendas
Por último, mas de maneira alguma menos importante, o benefício que todas as empresas desejam, o aumento de vendas e lucro para a marca.
Por meio do marketing de conteúdo, o seu público-alvo saberá exatamente sobre o que se trata o seu produto ou serviço, aumentando ainda mais as chances, a certeza e a confiança na hora de comprar o que você oferece.
Portanto, o marketing de conteúdo é definitivamente uma ótima estratégia, que carrega consigo diversos outros conceitos e benefícios que poderão ajudar a sua empresa a alavancar os resultados e demonstrar profissionalismo e propriedade no assunto abordado.
Como usar o marketing de conteúdo a seu favor?
A Agência Alper é uma agência de marketing digital em Curitiba que usa o marketing de conteúdo com propriedade para criar assuntos ideais para seu público alvo e trazer seu site para o topo do Google.
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