×

Fale conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Como introduzir as redes sociais no seu negócio

O papel das redes sociais está sempre em transformação. As plataformas que nasceram para facilitar a comunicação hoje são grandes mercados esperando para serem explorados.

No Brasil isso é ainda mais visível e forte, devido ao fato de ser o país que mais usa este meio de comunicação em toda a América Latina, acumulando 650 horas de uso por mês.

Sendo assim, introduzir as mídias sociais no seu negócio é entrar em contato com uma audiência vasta.

Portanto, leia este texto para saber quais são as vantagens e as estratégias para redes sociais, em quais negócios aplicá-las e exemplos de uso.

As conveniências das redes sociais

A abertura da internet para a publicidade transformou o ambiente virtual em um espaço muito competitivo.

Todas as empresas dos mais variados ramos precisam ser inovadoras para captar a atenção das pessoas.

A principal vantagem do uso das redes sociais para isso é a aproximação da marca e do cliente.

Hoje em dia as pessoas valorizam as empresas que se esforçam para se comunicar diretamente.

Essa interação deve ir desde a produção de conteúdo sobre “areia de quartzo para filtro” até respostas de dúvidas e opiniões da base de clientes.

O posicionamento em plataformas como Twitter e Facebook também ajuda na consolidação da marca no mercado.

Uma empresa com atuação forte em redes sociais têm mais chances de se incorporar ao imaginário dos usuários, e a longo prazo, aumentar consideravelmente o número de clientes.

Nos tempos anteriores à internet, os consumidores descobriam informações como onde alugar máquinas de bebidas quentes pelo boca a boca e por eventuais publicidades.

Agora, quem produz estas máquinas precisa ir até onde seu público-alvo está. As redes sociais são ferramentas importantíssimas para isso.

Além disso, fazer publicidade nas redes é mais barato e mais simples. Também é possível segmentar as campanhas com precisão.

Isso sem falar na facilidade em explorar as funcionalidades de cada uma e mensurar os resultados de cada ação.

Táticas expressivas de marketing para redes sociais

Neste tópico você vai conhecer as principais estratégias de marketing digital que usam as redes sociais.

Acompanhe cada uma e escolha quais são mais pertinentes para o seu negócio, seja ele de peças para bicicleta com preço baixo ou qualquer outro.

Escolha suas redes sociais

Existem muitas redes populares, não é humanamente possível manter posicionamentos consistentes em todas elas.

Por isso, pesquise e defina quais são aquelas que mais agregarão à sua empresa.

O ponto-chave para fazer essa decisão é estudar o comportamento dos seus clientes. Identifique quais são as plataformas mais usadas por eles e invista nelas.

Aplique-se no marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a produção de conteúdos relevantes como forma de promover uma marca ou um produto.

Essa estratégia tipicamente é feita por meio de posts em blogs, nesse caso, as redes sociais são valiosas para repercutir essa produção pela web.

Também é possível fazer marketing de conteúdo nas próprias redes sociais.

Suponha que você tem uma empresa que vende farol com LED para bicicleta. Tire fotos boas do produto e dê informações detalhadas sobre ele no seu feed de notícias no Instagram.

Quanto mais informada é a sua base de clientes, maiores são as chances de conversão.

Trabalhe com anúncios

Muitas redes sociais possuem ferramentas próprias para fazer campanhas de anúncios digitais.

Plataformas como Facebook Ads e Twitter Ads são muito bem-vindas para incrementar as estratégias de marketing nas redes sociais.

O segredo é saber como segmentar as campanhas, reúna dados da sua clientela para aprimorar a segmentação, informações como:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Localização;
  • Interesses.

As campanhas de anúncios virtuais são aliadas na consolidação de marcas na web.

Use os formatos disponíveis

As possibilidades de uso de uma rede social são bem grandes. Você pode fazer lives no Instagram, postar infográficos no Twitter e divulgar vídeos no Facebook, por exemplo.

Use os formatos disponíveis para tornar suas ações de marketing mais atraentes e interessantes.

Afinal, a publicidade precisa ser chamativa para surtir o efeito desejado, seja para vender meias para ciclistas ou peças de informática.

Direcionamentos para as redes sociais

Você já conhece as vantagens e algumas estratégias adequadas para as redes sociais da sua empresa.

Agora chegou a hora de se atentar a dicas para fazer bom uso desse meio de comunicação.

Defina sua linguagem

A forma que cada empresa se comunica depende do perfil dela e do perfil dos seus clientes.

Uma fábrica de máquinas de bebidas quentes para empresas pode adotar uma linguagem mais descontraída para mostrar os benefícios de ter esses produtos, por exemplo.

É importante frisar que a identidade vai além das interações, investir em uma identidade visual marcante também faz uma grande diferença. Ela vai ser a imagem mais comumente associada à empresa.

Produza conteúdo original

Fazer marketing de conteúdo implica produzir material original. Copiar ou basear seu conteúdo em outros sites vai afetar sua imagem, inclusive no Google.

O buscador mais usado do mundo tem maneiras de rastrear conteúdos plagiados. Quando o plágio é descoberto, a página perde relevância e pode até mesmo ser banida.

Por isso, não economize na produção de conteúdo autoral. Forme uma equipe exclusiva para alimentar as páginas de empresas de automação industrial em SP capital.

Tenha regularidade

O uso das redes sociais exige equilíbrio. Não é vantajoso postar com frequência excessiva, mas também não se deve ter uma regularidade muito baixa.

Uma boa média é postar novos conteúdos pelo menos três vezes por semana.

Assim, sua equipe tem tempo suficiente para desenvolver os posts e seu público se mantém atualizado quanto a novos produtos e campanhas.

Converse com seu time de comunicação e monte um calendário de postagens. Assim, a produção será organizada e poderá ser acompanhada sem maiores problemas.

Fique de olho nas métricas

As métricas são informações importantes para avaliar o impacto de ações na internet. As redes sociais disponibilizam uma variedade delas para que os perfis possam acompanhar.

Dados como número de seguidores, curtidas, compartilhamentos e interações no geral são muito úteis para identificar se o marketing está trazendo resultado.

Cuidado: essas informações são úteis, mas não são as únicas que devem ser analisadas.

A taxa de conversões mensais é mais relevante do que o número de curtidas, por exemplo. 

Seu post sobre carvão ativado em preço pode ter muitas curtidas, mas se elas não se traduzem em vendas pouco significam.

Em quais negócios aplicar as redes sociais?

Como já foi dito anteriormente, escolher quais redes usar depende do perfil da empresa e dos clientes. É assim também para decidir integrá-las em qualquer negócio.

O primeiro passo é definir quais são os objetivos e as metas da empresa em relação às redes.

Fazer essa definição contribui para guiar as atividades da equipe e garantir que os resultados sejam atingidos.

No geral, as redes sociais são úteis para negócios que desejam superar barreiras geográficas.

Se um empreendedor quer vender peças para bicicleta com preço abaixo, investir no Marketplace do Facebook é muito indicado.

Além das barreiras geográficas, redes sociais também ajudam a aproximar marca e cliente, o que é muito bem-vindo em qualquer ramo profissional.

Portanto, resumindo, as redes sociais podem ser usadas em qualquer negócio desde que haja dados suficientes para basear cada estratégia.

Forme uma equipe de mídias sociais

Como você pode perceber, empregar as redes sociais com qualidade nas estratégias de marketing exige conhecimentos.

Se a sua empresa for de pequeno porte, é possível administrar perfis sem necessariamente contratar um profissional para isso.

No entanto, à medida que a empresa crescer, essa certamente vai ser uma necessidade cada vez maior.

Formar uma equipe de mídias sociais significa ter um time capacitado para cuidar de todos os elementos relativos às redes, como postagens, interações e campanhas.

Isso garante que todas as ações vão ser bem planejadas e postas em prática por pessoas especializadas na área.

É importante treinar a equipe para que os processos de venda e pós-venda sejam realizados com excelência. Faça reuniões periódicas para definir esses aspectos e alterá-los quando for preciso.

Considerações finais

Introduzir as redes sociais no seu negócio tem uma série de vantagens. A maior delas é ter um canal de comunicação direto com o público.

Utilize as estratégias e as dicas apresentadas nesse texto para aprimorar o posicionamento da sua marca na web.

Analise com cautela as possibilidades e defina bem o que você e a sua equipe esperam alcançar usando as redes.

Dessa forma, você vai estar otimizando o desenvolvimento de ações e fazendo investimentos que realmente valem a pena. Escolha as redes mais atrativas para sua marca e trabalhe para se destacar nelas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



Deixe uma resposta