Fale com a ABPM (11) 98313-2324

ABPM recebe Prêmio Referência 2019 – Boletim Informativo ABPM 698

Nº 698 - NOVEMBRO DE 2019

ABPM recebe Prêmio Referência 2019

A Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM) recebeu o Prêmio Referência 2019 em cerimônia realizada no final de outubro. O prêmio reconhece o trabalho de empresas e instituições que atuam pelo desenvolvimento do setor florestal e madeireiro ao longo do ano. São avaliados critérios como empregabilidade, sustentabilidade, valores, cultura organizacional, inovação e geração de renda.

A ABPM recebeu o prêmio no ano em que completa cinco décadas de atuação, durante as quais tem trabalhado nas Comissões de Estudo da ABNT para a revisão e desenvolvimento de normas técnicas; estimulado práticas empresarias como foco na melhoria da qualidade dos produtos de madeira tratada, em especial por meio do selo Qualitrat; entre outras ações em defesa dos interesses do segmento de madeira tratada.

O presidente da Associação, Gonzalo Lopez, agradeceu o privilégio de estar entre os premiados. “A ABPM agradece a equipe da editoria por nos motivar a continuar a caminhada que este ano completa 50 anos de existência. Essa homenagem ficará na memória de todos os integrantes que estiveram à frente dessa entidade, bem como de todos os associados”, afirmou.

Associadas

Duas empresas associadas à ABPM também foram premiadas. A Companhia Vale do Araguaia que há 14 anos oferece ao mercado produtos em teca e deve iniciar ainda em novembro uma operação de processamento de madeira. Serão produzidas madeiras serradas, torneados e painéis com foco nos mercados nacional e internacional.

A Amata, uma das novas associadas, também recebeu o prêmio este ano. A empresa é reconhecida por ações que valorizam a floresta e os produtos florestais, com o cuidado para as áreas de preservação e atuação responsável. Recentemente, a empresa passou a ser uma das vozes atuantes na discussão do tema do uso da madeira na construção ao anunciar a construção de um prédio de 13 andares em São Paulo com produtos de madeira engenheirada.

Com informações da Revista Referência. Fotos: Rosângela Bini / Revista Referência

Empresas e instituições apoiam evento da ABPM

No dia 12 de dezembro, as empresas associadas à ABPM serão recebidas no evento em comemoração aos 50 anos de fundação da entidade, no Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro (SP). O evento, que terá uma série de palestras sobre temas atuais e que impactam os negócios do setor, conta com o apoio de importantes parceiros. Além do apoio institucional da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, ABIMCI – Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente e Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), diversas empresas contribuíram para a realização do encontro.

“Estamos felizes em poder celebrar este marco das bodas de ouro da ABPM entre parceiros, mas especialmente, entre amigos que estão todos os dias trabalhando pelo desenvolvimento e avanço do setor de base florestal”, afirma o presidente da Associação Gonzalo Lopez.

NORMAS

Novos textos devem ir à consulta pública ainda este ano

Após as reuniões das Comissões de Estudo de Preservação de Madeiras (CE-15) e de Cruzeta Roliça de Eucalipto Tratado (CE-16) em outubro, os textos das normas estão praticamente finalizados. A expectativa das Comissões é enviá-los ainda este ano para consulta pública.

Norma de wood frame segue para consulta pública

A Comissão de Estudos da ABNT, da qual a ABPM participa, aprovou por consenso o texto para a normalização do sistema construtivo wood frame, construções que utilizam perfis e painéis de madeira. O próximo passo é enviar o documento para consulta nacional.

Com a participação de muitos interessados no tema, a Comissão contou com a contribuição de profissionais que se dividiram em quatro grupos de trabalhos: materiais, projetos, execução e desempenho. O objetivo foi envolver construtores, fornecedores, universidades, laboratórios, agente financiador, entre outros, para que todos pudessem contribuir e construir uma norma adequada a realidade brasileira.

A partir da publicação da norma, a expectativa do setor é de que programas habitacionais do governo e outros agentes financeiros poderão incluir em suas linhas de crédito essa nova opção de construção, gerando, assim, escala de negócios para os produtos de madeira. Além dos perfis e painéis de madeira, o sistema permite o uso de madeira serrada, decks, portas, pisos, estruturas para a cobertura, entre outros produtos.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Abimci

RECONHECIMENTO

Projeto em wood frame recebe menção honrosa no Prêmio Talento Engenharia Estrutural

O projeto de estrutura em wood frame e de telhado em madeira desenvolvido pela equipe do engenheiro civil Guilherme Stamato, coordenador da Comissão de Madeira Tratada para a construção civil da ABPM, para o Residencial Park Pinhais, localizado no Paraná, recebeu menção honrosa de sustentabilidade no Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2019. A premiação realizada no dia 31 de outubro, em São Paulo (SP), é uma iniciativa da Gerdau e da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) com o objetivo de reconhecer os profissionais ou empresas que desenvolvem projetos de destaque na engenharia de estruturas. O empreendimento executado pelas construtoras Tecverde e Valor Real tem conclusão prevista para novembro de 2019.

AGENDA

Compartilhar conhecimento é caminho para evolução na construção em altura com madeira

Programe-se para 2020

24 a 26 de março
International Mass Timber Conference – Oregon (EUA)
Evento para profissionais que trabalham com madeira laminada colada e outros produtos de madeira massiva para a construção civil.
www.masstimberconference.com

7 e 8 de abril de 2020
HDOM Summit – São Paulo (SP)
Segunda edição do evento dedicado a executivos, gestores e investidores florestais no Brasil. Na pauta, painéis e debates com temas relevantes e de grande importância para o desenvolvimento do setor ministrados por grandes especialistas do mercado florestal.
www.hdomsummit.com.br/

14 a 15 de abril
II Simpósio Nacional sobre Pragas Florestais
Fórum onde serão discutidos entre especialistas, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em ciências florestais e áreas afins, os métodos mais modernos e eficazes de redução de prejuízos ao setor florestal e o futuro desta área.
www.sif.org.br

19 a 21 de maio
My Wood Home – Piracicaba (SP)
O seminário será realizado em Piracicaba (SP) e irá discutir e apresentar as principais novidades sobre o uso da madeira na construção civil brasileira. O evento contará ainda com workshops nos dias 22 e 29 de maio.
www.mywoodhome.com.br

5 a 7 de agosto
Show Florestal MS – Três Lagoas (MS)
Feira da indústria do eucalipto. Evento que vai apresentar novidades, equipamentos e soluções florestais.
www.showflorestal.com.br

5 e 6 de novembro
Fórum Florestal Mineiro – Belo Horizonte (MG)
O objetivo do evento é apresentar tendências e perspectivas da região, com o maior plantio de eucalipto do Brasil, para fortalecer e potencializar a cadeia produtiva da madeira no estado de Minas Gerais através de informação e network qualificado.

Expediente

Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Contato: info@abpm.com.brwww.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Juliane Ferreira – MtB 04881/PR
Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 11 – Sala 16 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901