Torne-se um associado (11) 98313-2324

Setor de Madeira Tratada Avança na Revisão de Normas Técnicas – Boletim Informativo ABPM 696

Nº 696 - SETEMBRO DE 2019

NORMAS TÉCNICAS

Setor de madeira tratada avança na revisão de normas técnicas

Associação Brasileira de Preservadores de Madeira tem contribuído para o desenvolvimento do trabalho realizado na ABNT

Duas Comissões de Estudos (CE) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estão trabalhando de forma intensa para a revisão das Normas Brasileiras NBR 16143 – Preservação de madeiras – Sistema de categorias de uso e NBR 16201 – Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica.

Com a participação da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM), os grupos têm buscado uma uniformização dos termos técnicos utilizados nas normas vigentes do setor. De acordo com a coordenadora técnica da ABPM, Gisleine Aparecida da Silva, os textos estão em fase final de revisão e a expectativa é de que possam ir para consulta pública ainda este ano. “Nas reuniões ocorridas no último dia 27 de agosto, novos participantes se juntaram aos grupos, o que enriqueceu as discussões”, afirma a coordenadora.

Na avaliação da ABPM, o desenvolvimento e a atualização das normas técnicas são de extrema importância para o estabelecimento de requisitos mínimos, que possibilitam balizar o mercado e dar ainda mais credibilidade aos produtos de madeira tratados.

A participação de qualquer interessado pode ser presencial quanto virtual, por meio de ferramenta própria da ABNT. Os interessados devem encaminhar e-mail para cb-031@abnt.org.br. As próximas reuniões serão realizadas no dia 17/10, das 9h às 12h, na sede do IPT – Av. Prof. Almeida Prado, 532 – Butantã, São Paulo – SP.

(ARQUIVOS Comissão NBR 16143 e NBR 16201)
Participantes das duas Comissões de Estudos que trabalham nas atualizações da NBR 16143 e NBR 16201.

CONSTRUÇÃO CIVIL

Comissão de Madeira Tratada para a construção civil

O engenheiro civil Guilherme Stamato, novo sócio-afiliado, aceitou o convite para coordenar a Comissão de Madeira Tratada na Construção Civil da ABPM. O profissional é diretor executivo da Stamade Projeto e Consultoria em Estruturas de Madeira, com pós-doutorado em Estruturas com ênfase em Estruturas de Madeira pela USP de São Carlos e Advanced Engineered Wood Composites Center (AEWC) pela Universidade de Maine, Estados Unidos.

Um dos mais respeitados profissionais da área da construção com madeira do país, Stamato também atua na Comissão de Estudos para o desenvolvimento da norma técnica do sistema construtivo wood frame.

O objetivo da Comissão é promover ações para difundir ainda mais e valorizar o uso na madeira tratada na construção civil, mas como um material construtivo de maior valor agregado. Além disso, preparar tecnicamente o setor produtivo da madeira tratada, em especial os produtores associados à ABPM, no sentido de aproveitarem as oportunidades que deverão surgir com o reaquecimento do setor da construção civil, reforçados pelo surgimento de normas técnicas como a do sistema construtivo wood frame e finalizações das revisões da NBR 16.143 e NBR 7190.

EVENTO

Programe-se para passar o dia 12 de dezembro no Hotel Fonte Colina Verde em São Pedro (SP) para as comemorações dos 50 anos de fundação da ABPM.

O evento contará com uma programação de palestras durante o período da tarde e jantar de confraternização.
Para os associados que quiserem aproveitar a permanência no hotel, o local oferece tarifas diferenciadas para os participantes do evento. Entre em contato diretamente com o local: 19 3481-9999 / www.hotelcolinaverde.com.br.

Em breve será informada a programação completa do evento.

INSTITUCIONAL

ABPM na Semana Internacional da Madeira

O presidente da ABPM, Gonzalo Lopez, foi convidado pela organização da Semana Internacional da Madeira para a cerimônia de abertura da Lignum Latin America, em Curitiba (PR), no dia 11 de setembro.

Além disso, o diretor vice-presidente, Elcio Lacerda Lana, participou da 2ª Conferência Sul-Americana de Tecnologias para Transformação e Beneficiamento da Madeira (ProWood). Na avaliação do diretor, o evento foi bastante interessante e voltado, principalmente, para o setor industrial madeireiro e as novas oportunidades para a madeira tratada ou não destinada ao setor da construção civil.

Vários temas foram abordados, em especial aos destinados à produção da madeira com maior qualidade para atender as exigências e a crescente demanda e oportunidades que deverão surgir com o reaquecimento da construção civil. Também tiveram destaque a adoção de novas tecnologias em produtos de madeira engenheirada.

“A presença da ABPM no evento foi importante para chancelar as iniciativas que vêm sendo realizadas para melhorar a qualidade da madeira e ajudar a promover o uso desse material, em especial o da madeira tratada, na construção civil com maior valor agregado”, afirmou Lana.

Na avaliação da ABPM, a participação de representantes da Associação nos eventos da Semana Internacional da Madeira foi de grande importância para a troca de informações com empresas e representantes de outras entidades do setor sobre o atual momento e as perspectivas para o os próximos meses, além de consolidar a representação institucional do setor de madeira tratada.

Mais madeira tratada

O coordenador técnico do Núcleo da Madeira e também diretor Adjunto para Relações com o Mercado da ABPM, Humberto Tufolo, proferiu palestra no ProWood sobre o mercado e a potencialidade da construção em MLC e as especificações de materiais para Eucalipto e Pinus. Já o sócio honorário da ABPM, Flávio Geraldo, representando a empresa FG4Mad, falou as oportunidades e os desafios diante das novas fronteiras de mercado para a madeira tratada.

AGENDA

Curso Estruturas em wood frame

Estão abertas as inscrições para o curso Estruturas em wood framepromovido pelo Departamento de Engenharia Civil – UFSCar, São Carlos-SP. O objetivo é apresentar aos profissionais da área de construção civil – engenheiros, arquitetos, estudantes de engenharia e arquitetura – os conceitos do tema, desde o conhecimento da madeira como material estrutural, os usos da madeira, o sistema construtivo, tanto do ponto de vista estrutural quanto de atendimento aos requisitos de desempenho, passando pela apresentação de projeto e montagem de um modelo como atividade prática.

As aulas incluem informações sobre anatomia e comportamento estrutural da madeira; classificação da madeira e defeitos naturais de coníferas; tratamento e preservação da madeira; produtos derivados de madeira; traços históricos e culturais do uso da madeira no Brasil; novas tecnologias de uso da madeira em estruturas no mundo e tendências no Brasil; história da criação do wood frame e evolução desse sistema construtivo para construções “in loco” e industrializadas; diretriz SINAT 005 e atendimento aos requisitos da Norma de Desempenho NBR 15.575; dimensionamento estrutural de construções em wood frame; apresentação gráfica de projetos; e montagem.

O curso tem carga horária de 42 h/a com aulas quinzenais os sábados das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00. Inscrições e detalhes pelo site: www.deciv.ufscar.br/index.php/course/curso-estruturas-em-wood-frame/.

Expediente

Boletim informativo mensal da Associação Brasileira de Preservadores de Madeira (ABPM)
Contato: info@abpm.com.brwww.abpm.com.br
Jornalista responsável e redação: Juliane Ferreira – MtB 04881/PR
Av. Professor Almeida Prado, 532 | Prédio 11 – Sala 16 | Cidade Universitária – São Paulo (SP) – CEP: 05508-901