Torne-se um associado (11) 98313-2324

Mudanças na Comissão de Assuntos Regulatórios da ABPM

Boletim Eletrônico Mensal - Número 692 • Maio de 2019

Mudanças na Comissão de Assuntos Regulatórios da ABPM

A bióloga Renata Mariano Tamdjian assume a coordenação da Comissão de Assuntos Regulatórios da ABPM. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de meio ambiente e assuntos regulatórios, com foco no registro de produtos (Anvisa e Ibama), sistema GHS, transporte de produtos perigosos e legislação internacional, a profissional ligada à associada da ABPM Montana Química, irá comandar os trabalhos que já vinham sido desenvolvidos.

Além disso, o objetivo, segundo Renata, é atuar em questões legislativas relacionadas às boas práticas do setor, incluindo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.

Normas técnicas

O trabalho de atualização das normas de preservação de madeiras e de cruzeta roliça de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica está avançado. A ABPM tem participado e apoiado a organização das reuniões mensais das duas Comissões de Estudos da ABNT.

No último encontro realizado em abril, foram atualizados os termos e definições da norma ABNT NBR 16143 – Preservação de madeiras – Sistema de categorias de uso.

Já a Comissão de Estudos CE-16 de Cruzeta Roliça de Eucalipto Tratado deu continuidade às discussões da revisão da norma técnica ABNT NBR 16201 – Cruzetas roliças de eucalipto preservado para redes de distribuição elétrica.

Vale ressaltar que é muito importante a participação de todas as empresas envolvidas. Para aquelas que não podem comparecer pessoalmente, há a possibilidade de participação remota; mais informações podem ser obtidas junto à ABPM pelo e-mail info@abpm.com.br.

NOVO ASSOCIADO

Transportes Topcargo é novo associado

A Transportes Topcargo, localizada em São Paulo, atua no setor de transporte de cargas há mais de 28 anos. Com frota de veículos próprios monitorados por rastreadores para atender a região da grande São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba, a empresa é a mais nova associada à ABPM.

Com experiência no transporte para o segmento de madeira tratada, possui a certificação SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio ambiente e Qualidade), que tem por finalidade garantir a segurança dos produtos transportados e de todos os outros meios diretamente ligados a eles.

A empresa oferece ainda serviços de logística, armazenagem e distribuição de matérias-primas e produtos químicos paras diversas indústrias e Usinas de Preservação de Madeira, em todo o Brasil. “Nosso objetivo ao integrar a associação é tornar a nossa empresa mais conhecida no setor de preservação de madeiras, gerando novos negócios, além de contribuir para o fortalecimento da ABPM”, afirma o diretor Comercial, Valdir Moreira.

EVENTOS

IV Congresso Latino Americano de Estruturas de Madeira

Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2019, será realizado o IV Congresso Latino Americano de Estruturas de Madeiras (CLEM 2019) em Montevidéu, Uruguai. A ABPM participará do evento, que reúne acadêmicos, profissionais, técnicos e empresas do setor florestal madeireiro, em torno do desenvolvimento de estratégias e abordagens para a resolução de problemas comuns entre os países da Região. Como nas edições anteriores, o CLEM 2019 irá combinar contribuições científicas com sessões plenárias apresentadas por profissionais e acadêmicos de prestígio internacional.

Para mais informações acesse: www.clem2019.uy

Proteção em madeira

De 12 a 16 de maio, será realizado o 50º Encontro Anual do Grupo Internacional de Proteção em Madeira, na cidade de Quebec, no Canadá. O evento trará informações científicas e de mercado sobre tecnologias para preservação de madeira.

Para saber mais acesse: irg50.com

OPINIÃO

Vantagens da madeira tratada em relação à madeira sem tratamento

Maior durabilidade do material. Melhor custo-benefício. Resistência à deterioração precoce. Sustentabilidade no processo de produção. Esses são alguns dos benefícios da madeira tratada industrialmente com CCA-C (Arseniato de Cobre Cromatado tipo C) e CCB (Borato de Cobre Cromatado) em relação às madeiras sem qualquer tratamento químico.

Leia mais: www.abpm.com.br

MERCADO

Construção em madeira integrada ao relevo mineiro

O relevo montanhoso de Minas Gerais é o cenário para a construção de uma residência que tem como destaque o uso de materiais de origem sustentável. Localizado em um condomínio fechado, o projeto assinado pelo arquiteto Zinho Martinho e pela equipe da Silva Silvério Construtora, também responsável pela execução, as estruturas de pilares, vigas e telhados foram projetadas e calculadas em AMARU, sistema construtivo em madeira roliça de eucalipto tratada, proveniente de plantios florestais.

Obras e serviços da administração pública deverão usar madeira de procedência legal

A madeira nativa usada em obras, serviços e aquisições da administração pública deverá ter comprovação legal. A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Lei do Senado 234/2016, que exige essa comprovação. A matéria segue para a análise em Plenário.